As Palavras do Buda em Verso – Dhammapada

Não fazer nada nocivo;
Praticar perfeitamente a virtude.
Disciplinar completamente a nossa mente;
Este é o ensinamento do Buda.
Udanavarga Cap. XXVIII, Verso 1  / Dhammapada Cap. V, Verso 183

.

As palavras do Buda estão registradas nas coleções de sutras, que estão registradas nos três cânones: o Cânone Pali, o Cânone Chinês e o Cânone Tibetano. Muitas vezes, no finais dos sutras, o conteúdo é resumido na forma de versos e, desde os tempos antigos, alguns mestres fizeram compilações desses versos.

No Cânone Pali, essas compilações são conhecidas como Dhammapadha (Versos do Dharma). O Dhammapadha tem 423 versos, é datado do século 1 a.C. até 2 d.C. e, a partir da metade do séc. XIX, passou a receber numerosas traduções do texto raiz e também do comentário.

Ao redor do séc. IV, a versão em sânscrito do Dhammapada foi compilada por Dhammatrata, dando origem ao Udanavarga. O Udanavarga contém 960 versos, dos quais 300 estão contidos também no Dhammapada e muitos outros são variações de seus versos.

Nesta seção, esses textos foram utilizados como base para o estudo das seis paramitas em um ciclo de ensinamentos dados por Lama Trinle em maio de 2016, no KPG disponíveis nas gravações ao final da página. Nos arquivos abaixo, temos as versões: 1) em Sânscrito/Tibetano/Inglês; 2) em Inglês;  e 3) em Português.

Também foi incluído no site a versão preparada por Lama Pelmo a partir do texto disponível no Acesso ao Insight (clique aqui ou na imagem abaixo para obetr o arquivo)

Postagens anteriores

Gravações dos ensinamentos com Lama Pelmo (2023)

Gravações dos ensinamentos com o Lama Trinle (2016)

 

Deixe uma resposta