A Vida e a Mente – Retiro no KPG com Lama Trinle (Dez/2015)

 

Não fazer nada nocivo;
Praticar perfeitamente a virtude.
Disciplinar completamente a nossa mente;
Esse é o ensinamento do Buda.
(Udanavarga Chap. XXVIII St. 1 – Dhammapada Ch. V St. 183)

 

Caros(as) Amigos(as),

Em dezembro de 2014, antes dos feriados de fim de ano, fizemos o primeiro retiro chamado “Vida e Mente”. Como muitos solicitaram, fizemos a segunda edição desse retiro – “Vida e Mente II” um ano depois.

Durante o ano de 2015, nos estudos, práticas e retiros curtos no KPG, nós enfatizamos principalmente a abordagem tradicional, mas com muito cuidado para que isso também faça sentido em nosso mundo moderno.

Como apresentado em nosso mapa com três níveis de progresso, nós vamos lidar com correlações de diferentes campos. Mais particularmente, nós vamos nos aplicar para esclarecer como, do ponto de vista do conhecimento moderno, os ensinamentos tradicionais e práticas podem trazer uma contribuição construtiva para superar os desafios e auxiliar a definir um futuro melhor para nós mesmos, bem como trazer uma contribuição positiva para nossas sociedades.

Da primeira vez, o evento foi concentrado em um único dia, em um sábado. A maior parte do tempo foi utilizado no exame de diferentes aspectos teóricos e, por isso, restou pouco tempo para práticas de meditação. Nesta edição nós vamos enfatizar menos os elementos conceituais, que a maioria já conhece, e mais tempo será dedicado a exercícios de meditação e sessões de prática.

Com todos os meus melhores votos,
Lama Trinle.