As Palavras do Buda em verso – 06


Aplicar os meios adequados.

A Quarta Nobre Verdade trata do caminho para a cessação do sofrimento. Sob a perspectiva do Budismo, em especial da tradição Theravada, o fim do sofrimento é alcançado por meio da aplicação no Caminho Óctuplo. Se buscarmos abordar a mesma questão, porém utilizando um vocabulário “menos budista”, a formulação seria: a solução para qualquer problema consiste em aplicar os meios adequados.

Em ambas as abordagens, a ideia é simples e bastante óbvia, mas isso não significa que seja algo fácil, pois a capacidade para saber quais são os meios adequados para aplicar em cada problema é uma qualidade que se desenvolve a partir da aplicação deliberada, persistente e cuidadosa com esse propósito.

Alguns conceitos fundamentais para o progresso nessa direção foram vistos na sessão de hoje: a consciência que percebe os objetos e a que percebe os processos mentais; a relação entre estados de consciência, ações, karma e samsara; os quatro véus, tais como apresentados por Kalu Rimpoche.

Ao final da sessão, de forma bastante pertinente com o tema, vimos algumas estrofes sobre raiva, desejo, apego e cobiça, que foram selecionadas em capítulos variados do Udanavarga.  

Bons estudos! : )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *