Videos

Brasília, 28 de setembro de 2013.

Queridos Amigos,

Aqui está nossa lista atual de documentários em vídeo. É uma coleção simplificada; você poderá encontrar com facilidade a maioria desses documentos assim como muitos outros de alta qualidade.

Gostaria de cumprimentar e sinceramente agradecer aos seus autores pela excelente qualidade de seu trabalho. É uma contribuição preciosa para o acesso a informações confiáveis a todos os que estiverem procurando por elas.

Como em nossa lista de livros sobre estudos Budistas, os vídeos são apresentados em um quadro temático, permitindo seleções por categorias.

Há apenas alguns poucos documentos sobre Budismo. Como uma tradição espiritual viva, a melhor maneira de aprender sobre ele e de segui-lo é com um mestre que represente uma tradição autêntica.

O interesse central dos ensinamentos Budistas é a compreensão sobre o funcionamento da mente. Mais particularmente com o objetivo de revelar plenamente o seu potencial pelo uso de diferentes meios para sua transformação.

As crenças e os símbolos abstratos podem produzir efeitos concretos, mesmo que não estejam baseados em fatos objetivos. Tradições Budistas fazem um uso extensivo deles bem como de outras formas de expressão artística. Não obstante, desde o próprio Buda, seus discípulos têm um gosto por fatos pragmáticos que podem ser verificados. Eles gostam de entender e experimentar por si mesmos, sempre melhor, a realidade como ela é.

No contexto de nosso mundo moderno, esse interesse central dos budistas vai aos campos de conhecimento correspondentes e abordagens que lhe estão relacionadas. Assim, nós temos muitos documentos relacionados ao conhecimento da mente, em especial com a abordagem biológica.

Para um budista, a observação de fatos reais, compreensão dos vínculos causais entre os fenômenos são base para um raciocínio pertinente. Logo, ele é naturalmente receptivo a todas as demonstrações baseadas em fatos que podem ser verificados ou experimentados. Assim, nós temos documentos sobre o conhecimento científico do universo, natureza, vida, evolução etc.

Diretamente relacionado com o funcionamento da mente é o comportamento humano. Esse comportamento se expressa de uma maneira individual e coletiva. Assim, nós temos documentos sobre História, desde o início das sociedades humanas, que podem ser considerados não apenas sob o ponto de vista da sucessão de eventos políticos, militares ou econômicos, mas também como manifestações de diferentes formas de funcionamento da mente.

Para um praticante budista, os produtos da tecnologia não são impressionantes por si mesmos. Um cavalo ou uma nave espacial são apenas meios mais ou menos sofisticados de viajar de um lugar a outro! Em si mesmos eles não são indicativos das motivações, ou da forma de funcionamento da mente da pessoa que está viajando. Provavelmente por isso que, nos anos de 1960/1970, grandes mestres tibetanos como S.S. Karmapa e Kalu Rimpoche, vindos de uma sociedade pré-industrial (não havia roda no Tibet!), não tiveram a menor apreensão, nem ficaram muito impressionados ao entrar em um carro, fazer voos internacionais, visitar grandes cidades ou grandes supermercados. Onde eles foram, encontraram seres humanos, com diferenças apenas físicas. Eles, que tinham muita compreensão e experiência, observaram que a mente dessas pessoas funcionava exatamente da mesma maneira do que as das pessoas que eles conheciam em seu país.

No Mahayana particularmente, um praticante Budista se preocupa com o bem estar e a felicidade de todos os seres vivos e quer liberá-los do sofrimento. Ele se aplica para contribuir com isso, não apenas de uma maneira imaginária, mas concretamente em sua vida diária. Para essa atividade ser eficiente, é necessária uma boa compreensão do ambiente contemporâneo. Assim, há alguns documentários ilustrando diferentes aspectos do nosso mundo presente.

Um budista não pode ignorar nenhum fato estabelecido e não pode se satisfazer pela simples seleção dos que sejam convenientes para ele. Se for necessário, ele será capaz, sem hesitação, de questionar suas convicções, as afirmações da tradição, no mínimo para reformulá-las para que sejam adaptadas a um ambiente cultural diferente.

Essa segunda lista completa nossa coleção de documentos gerais. Muito em breve, vamos compartilhar com você uma coleção mais específica de textos em Tibetano.

O estudo e as práticas de nossa tradição, são desenvolvidos em nossos encontros regulares no KPG e durante os retiros curtos guiados pelos Lamas do Centro.

Com meus melhores votos,

Lama Trinle


 ORIENTAÇÕES SOBRE COMO UTILIZAR A LISTA:

 Na primeira página há um quadro-resumo com as classificações utilizadas na tabela. A lista propriamente dita começa na página 2.

A lista é classificada em ordem alfabética do autor, o que torna fácil encontrar um video que já se conheça. Para selecionar as categorias de videos, utilize as funcionalidades de tabelas do editor de texto Microsoft Word, ou similar. Primeiro selecione o que você quer ordenar, então vá no menu tabela, e utilize a função ordenar.

Atenção! Selecione sempre todas as colunas para evitar que elas se dissociem.

Segue também a mesma lista em formato Excel, que permite as mesmas funcionalidades de classificação e filtragem.

 Imprimir  E-mail