Introdução ao Índice Extensivo do Kangyur

kangyur derge 1st page

(English Version)

Este índice do Kangyur foi composto pela combinação de elementos das listas e índices disponíveis no THL e TBRC.

Poucos textos estão em uma lista, mas não estão na outra. Aqui todos foram registrados.

O THL tem os nomes dos textos escritos em Tibetano, mas não a transliteração; já o TBRC tem a transliteração, mas não o Tibetano. Aqui os dois foram combinados. A Transliteração é útil para localizar qualquer texto ou qualquer autor em um lista longa, usando simplesmente a fução editar>localizar (edit>find) do editor de texto.

As introduções das principais coleções e referências das publicações têm sido mantidas e progressivamente completadas.

Os detalhes do conteúdo da maioria dos textos no THL são muito úteis em sua forma eletrônica, mas não são convenientes para serem transpostos integralmente em papel e, portanto, não foram transpostos.

As listas no TBRC contêm muitos títulos, curtos e longos, em Tibetano e Sânscrito. Novamente, isso sobrecarregaria desnecessariamente um documento em papel e, por isso, somente os títulos longos foram mantidos. Há um colofão na transliteração que foi deletado pela mesmo motivo da simplificação.

As informações complementares sobre o autor do texto e dos tradutores, quando disponíveis nos originais, foram mantidas.

O propósito de nossa lista é apenas prover um índice completo de todos os textos no Kangyur com informações básicas de como encontra-los e de onde exatamente eles estão, até a página do texto, em tal e tal volume.

A apresentação da classificação temática das listas curtas foi mantida, mas os volumes também indicam o número dos textos que eles contêm.

Nos pensamos que esse tipo de documento pode ser uma ferramenta útil para estudos gerais sobre o Cânone, para encontrar um texto original pelo seu título ou autor, ajudando, assim, a comparar as traduções existentes ou a fazer novas!

Com meus melhores votos,

KPG, Brasília, 14 de agosto de 2015.

Lama Trinle

Tags: cânone, Kangyur

 Imprimir  E-mail