Progressão em 9 Passos

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Ara-04 17-12-14
Ara, perdida... ... aplicando o treinamento... ... Ara, mais competente e mais livre
 

A) Observação e Reflexão sobre as coisas exteriores

1) A Causalidade
Ex.: o fogo acende o combustível; o rio corta os vales; o sol ilumina o dia e faz crescer as plantas. Todos os seres vivos têm por origem direta os seus pais etc.
  • Um fenômeno somente pode ser produzido por causas apropriadas;
  • Na ausência dessas causas, o fenômeno não se produz;
  • Se queremos que um fenômeno se produza, precisamos reunir as causas;
  • Se não queremos que um fenômeno se produza, precisamos evitar suas causas.
2) As experiências dependem do comportamento
  • O comportamento é uma ação efetuada pelo corpo sobre o mundo material. Ex.: ir ao cinema; ir comer no restaurante; preparar sua própria refeição; ir a outro lugar diferente daquele onde estamos;
  • Sem o comportamento apropriado, não se tem a experiência associada;
  • Se queremos que uma experiência se produza, precisamos aplicar o comportamento apropriado;
  • Se queremos evitar que uma experiência se produza, precisamos evitar o comportamento correspondente

B) Observação e Reflexão sobre as coisas interiores

3) A Existência é a realidade da mente. O comportamento depende do funcionamento da mente:
  • A mente não tem cor, não tem peso, nem dimensão, ainda assim, é real;
  • Sem a mente o corpo não pode funcionar.
4) Os elementos que compõem a mente e o seu funcionamento.
  1. Identificar:
    1. As ideias, pensamentos, raciocínios;
    2. A afetividade, os sentimentos, emoções: desejo, medo, generosidade, avareza, cólera, vaidade, bondade e compaixão;
    3. A imaginação: a capacidade de criar imagens mentais; simulações de cenas que representam eventos de maneira realista ou fantasiosa.
  2. Considerar as suas interações
  • Situações idênticas não produzem os mesmos efeitos;
  • O seu funcionamento pode ser automático ou voluntário.
5) Porque a mente funciona da maneira que funciona
  • Seu automatismo aparente provem da repetição do funcionamento habitual;
  • Não obstante esse funcionamento da mente não é determinado seguindo o mesmo automatismo biológico como o corpo físico (como a respiração, a digestão etc);
  • O funcionamento dos diferentes aspectos da mente é adquirido pela educação recebida da família, do meio social e de suas próprias experiências. Ex. A linguagem.
    • É possível utilizar o que foi adquirido, mas não o que não foi (adquirido);
    • Para dispor de uma capacidade é preciso adquiri-la;
    • Quanto mais compreensão, mais capacidade e mais liberdade. Ex.: dirigir um carro; falar uma língua;
    • A partir disso podemos destacar a importância de desenvolver uma melhor compreensão do funcionamento da mente e suas capacidades.

C) A Compreensão e Transformação do Funcionamento da Mente

6) Atenção e Discernimento vs. Fascinação
  • Quando a atenção é fascinada por objetos materiais ou mentais a mente se identifica, se envolve e se submete. Ex.: a televisão; as ideias e cenários mentais imaginados;
  • A fascinação é a corrente que aprisiona a mente;
  • A atenção e o discernimento são as chaves que o liberam dessa corrente;
    • Flexibilizar a atenção, orientando-a voluntariamente sobre um suporte;
    • Liberar a atenção fascinada de maneira passiva por um objeto, orientando-a de maneira voluntária para outro suporte.
7) Treinar na Concentração com Suporte
A concentração é o que permite realizar um projeto ou um objetivo
  • Um trabalho físico, como pintar uma sala ou preparar uma refeição;
  • Um trabalho intelectual, como estudar uma língua, que é uma concentração sobre uma atividade analítica;
  • A concentração é a continuidade da atenção sobre um suporte.
8) Treinamento na concentração focalizada, sem atividade conceitual
  • Utilizar um objeto visual, como um objeto de pequeno tamanho, grande tamanho, próximo, afastado etc.
  • Essa concentração é focalizada sobre o suporte sem a mínima distração.
9) Desenvolver a Lucidez
Expandir o campo da consciência percebendo que ela é o fundamento que pressupõe e inclui a capacidade de percepção e assim, da concentração.
  • Com mais lucidez, todas as capacidades mentais funcionam melhor: a percepção, as simulações mentais, a reflexão e a qualidade do funcionamento afetivo.
Progressão em 9 Passos
Duração: 1h56 min / Tradução: Lama Wangdu 
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Tags: Mestres da Linhagem, Meditação, Metripa, Progressão em 9 Passos

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