74 - Contemplação 46 (Parte 2)

 Tradução: Letícia Bortolon
 Duração: 1h31min
 Índice Geral: clique aqui

Clique no player abaixo para ouvir diretamente no site ou no link para fazer o download do arquivo.


 Contemplação 46 - A paramita da generosidade

Para eu me engajar na conduta do bodhisattva, eu preciso começar treinando a paramita da generosidade. Há três tipos de Generosidade: a generosidade da doação de bens materiais, a generosidade da doação de destemor e a generosidade de doação do dharma.

1) Generosidade da doação de bens materiais

Eu doarei, generosamente, a todos os seres sencientes, até que eles sejam satisfeitos. Se agora você não for capaz de doar tanto assim, treine em pensar: “No  futuro, quando eu for um monarca universal, eu doarei tudo que tiver no meu reino. Agora, eu doarei qualquer alimento, roupas etc. que eu seja capaz sem afetar adversamente a minha prática espiritual; excetuando o que me torne miserável ou me deixe faminto, doarei tudo. Não deixarei que esta seja uma mera contemplação, eu devo definitivamente colocar a generosidade em prática!

2) Dar proteção contra o medo

Eu protegerei todos os seres sencientes dos medos causados pelas doenças, armas, ladrões, venenos, predadores como os animais selvagens, serpentes venenosas, insetos peçonhentos, precipícios, estradas traiçoeiras, fogo, água, agressores etc. e até mesmo o medo dos reinos inferiores. Agora, eu farei tudo que for possível para proteger outros dos medos das doenças, demônios, inimigos, os quatro elementos e assim por diante. Somente vizualizar isso não é o suficiente: eu treinarei nessa prática tanto quanto puder sem que prejudique minha disciplina moral e minha prática espiritual. No mínimo, eu confortarei os outros com palavras agradáveis. Treine isso tanto quanto puder.

Dar proteção contra o medo é sinônimo de beneficiar os seres sencientes que sofrem. Assim, se o tempo não for o correto, ou se a tentativa de ajudar envolver ações negativas, significa que os danos sobrepujam os benefícios e a ação é potencialmente perigosa. Neste caso, é apropriado permanecer equânime, mantendo o treinamento apenas mental.

3) Doação do Dharma

Treinar pensando: eu satisfarei todos os seres sencientes pela doação do dharma.

Pelo meu ensinamento do dharma eu vou fazer amadurecer os seres que não são maduros; eu vou liberar os que amadureceram; eu farei compreender aqueles que não entendem; vou estabelecer na realização aqueles que não são realizados; farei atingir [o despertar] aqueles que ainda não atingiram.

Se agora eu tenho a capacidade de explicar os ensinamentos eu devo fazê-lo para beneficiar os outros sem ter em vista a reputação.

Se eu não for alguém capaz de fazer isso agora, eu devo treinar na aspiração para explicar os ensinamentos a humanos e não humanos. Enquanto cultivo esta intenção, eu devo recitar sutras e textos. Eu não meramente visualizarei isso: eu definitivamente colocarei isso em prática. Eu treinarei através da aplicação.

Desta forma, os três tipos de generosidade têm ambos: o pensamento e a aplicação. Então existem seis formas de treinamento. Se você colocá-las todas juntas, isso é o treinamento da paramita da generosidade.

 Imprimir  E-mail