78 - Contemplação 49

 Tradução: Letícia Bortolon
 Duração: 1h00min
 Índice Geral: clique aqui

Clique no player abaixo para ouvir diretamente no site ou no link para fazer o download do arquivo.


 Contemplação 49 - A paramita da energia

Em seguida eu devo treinar a paramita da energia. Existem três tipos de energia: a energia tipo armadura, a energia da aplicação e a energia irreversível.

1. Energia tipo armadura: eu não serei desdenhoso pensando que entre tantas atividades virtuosas, eu não precise observar alguma delas e pensar que matar, por exemplo, seria certo. Da mesma forma eu não ficarei desencorajado, pensando que não serei capaz de empreender um projeto virtuoso, por ser muito grande. Ao contrário, eu realizarei todas atividades virtuosas do Dharma. Eu sou capaz de realizar todas elas. E eu tenho que praticá-las agora! Eu praticarei de maneira ininterrupta!

Pensar desta forma é ter atitude comprometida e entusiasmada sobre as ações virtuosas sem me desencorajar. Para tornar a virtude um hábito mental, medite dessa forma repetidamente.

2. A energia da aplicação: ao colocar atitudes virtuosas em prática, eu não cairei sob o poder da preguiça e da distração mas, ao contrário, eu me engajarei de forma entusiástica na virtude. Preservando o entusiasmo, eu prolongo qualquer atividade vrituosa tanto quanto possível.

3. A energia irreversível: mesmo que os sinais do calor e dos benefícios da prática não surjam de maneira imediata; ou se um projeto que eu empreender não for finalizado facilmente; não importa o quanto ele demore e nem quais sejam as dificuldades. Eu tenho que persistir com alegria, eu não deixarei meu entusiasmo desvanecer. Uma das instruções dos ensinamentos progressivos afirma:

"A energia do corpo é cultivada através de prosternações, voltas ao redor de locais sagrados etc. A energia da fala é cultivada através da recitação, dos rituais e assim por diante. A energia da mente é, em geral, cultivada através da virtude; e, especificamente, através do entusiasmo pela prática espiritual."

Essas são as várias formas de energia. Eu me empenharei em ser diligente em todas elas. Sem cair sob o poder da preguiça e da procrastinação, pense que eu tenho que regozijar na virtude.

 Imprimir  E-mail