Retiro A Vida e a Mente 2014

 

Caros(as) Amigos(as),
Durante um congresso com cientistas denominado Mind and Life, Sua Santidade o Dalai Lama comentou: “Em nossos encontros eu não estou falando dos aspectos religiosos, filosóficos, ritualísticos ou sociais do Budismo, mas sim enfatizando o quê no Budismo pode fazer sentido e ser útil hoje, independente de qualquer aspecto histórico ou cultural”.
Em sintonia com essa perspectiva, durante nossos últimos anos de estudos dos tradicionais textos Budistas transmitidos pelos grandes mestres indianos e tibetanos, frequentemente também consideramos como esses ensinamentos podem ser relevantes para nossa vida no mundo contemporâneo.
Em nossos encontros regulares no KPG durante os domingos de manhã, geralmente não temos tempo suficiente para entrar em todos os detalhes, responder todas as perguntas, realizar todos os exercícios que seriam necessários para compreender de forma direta e pessoal o significado completo dos ensinamentos. Assim esse retiro foi uma oportunidade para isso.
Durante o retiro, a organização do programa também permitiu que os pontos principais fossem apresentados em uma estrutura coerente, e em um curto tempo, tudo aquilo que estudamos em diferentes contextos em um longo período.
Ainda que seja inspirado pelos ensinamentos budistas essenciais esse retiro não foi especificamente budista, mas revelou perspectivas e exercícios que são acessíveis a cada um. O tema central se concentrou no funcionamento e na transformação da mente.
Os temas principais foram:

  • Corpo e Mente: Diferentes porém não dissociados;
  • Os diferentes tipos de conhecimento;
  • A importância do modo de funcionar da mente em cada situação;
  • .Como lidar com a afetividade;
  • A melhor ação é a “não ação”;
  • A importância do descanso; como aproveitar melhor o sono;
  • Os diferentes métodos de meditação.

Todo o material está disponível para ouvir, estudar e praticar.
Com minhas melhores aspirações.
Lama Trinle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *