Mönlams – Preces de Aspiração

 

As Preces de Aspiração

Que eu possa estabelecer todos os seres sem exceção no estado de Buda. 47 Enquanto eu e os outros não estejamos estabelecidos na terra de Buda, que não nos advenha nem mesmo um instante de obstáculo ao Dharma. (Labtchen Mönlam, versos 46 e 47)

 

Os Mönlams, ou Preces de Aspiração, têm como propósito desejar vida longa a todos os Mestres de todas as tradições, que o Dharma perdure e se espalhe e se desenvolva na mente de todos os seres sencientes, e que haja paz no mundo. Essas preces são recitadas em eventos que reúnem a comunidade monástica e de leigos, que, com uma forte fé e devoção, ajudam a remover os obstáculos à paz e a estabelecer condições para que todos vivam em harmonia.

Fora desses eventos, as preces de aspiração podem ser recitadas a qualquer tempo e com a mesma motivação. No KPG fazemos com mais frequência o Sangcho Mönlam (A Rainha das Preces da Aspiração Excelente) e também o Labtchen Mönlam (A Grande Nave da Liberação).

Entre os anos de 2012 e 2014, tivemos a oportunidade de acompanhar os ensinamentos do Lama Trinle sobre esses dois textos.

Sangcho Monlam – A Rainha da Preces

 

Labtchen Monlam – A Grande Nave da Liberação

Deixe uma resposta