Tchenrezig, o Buda da Compaixão

Há muitos benefícios em recitar o mantra de Tchenrezig, os quais foram enunciados pelo Buda em diversos sutras. Entre outras coisas, ele disse que mesmo que, com seu conhecimento, os Budas pudessem contar o número de gotas de uma chuva que durasse doze anos, não poderiam enumerar os benefícios da recitação de Tchenrezig (Kalu Rimpoche)

 

A prática de Tchenrezig é extremamente popular e difundida no Tibete e além, em todo o mundo budista. Seu mantra: OM MANI PEME HUM é universalmente conhecido. No KPG ela é feita com tal regularidade que é pouco provável que alguém que visitou o Centro não tenha participado de uma sessão dessa prática. Já as pessoas que frequentam o KPG há algum tempo certamente saberá recitar seus versos de memória.

Contudo, sua simplicidade não pode ser confundida com sua profundidade. Os benefícios que se obtêm de sua realização em um nível mais profundo é incomparável ao que se pode alcançar pela recitação em um nível mais superficial. Essa excelente e maravilhosa prática é de fácil acesso e permite nos familiarizarmos com as diferentes fases de criação e completude que são comuns a todas as práticas das divindades Vajrayana.

Por esse motivo, todas as oportunidades de estudar e praticar Tchenrezig para compreendê-la melhor, são oportunidades para se desenvolver uma mente mais compassiva, bondosa e estável, e, assim, progredir firmemente no caminho para o despertar.

Nesta seção, disponibilizaremos textos e gravações de ensinamentos que serão muito preciosos às pessoas dispostas a seguir nessa via.

Inicialmente, estão disponíveis as gravações do Retiro realizado no KPG em setembro de 2018, conduzido pela Lama Pelmo, que utilizou como textos de referência os comentários explicativos de Kalu Rimpoche, e também bibliografia listada a seguir:

  • Tchenrezi, o Senho da Grande Compaixão, de Bokar Rimpoche. Editora Shisil, 1996.
  • Ojos que Jamas se Cerran, de Sua Santidade o XVII Karmapa. Editora Albricias, 2011.
  • Trainings in Compassion, uma coletânea de ensinamentos de grandes mestres, organizado por Dzogchen Ponlop Rimpoche. Editora Snow Lion, 2004
  • Chenrezig, the Practice of Compassion, de Ringu Tulku Rimpoche. Editora Ringu Trust, 2008

 

Retiro de Tchenrezig (2019)

 

 

Retiro de Tchenrezig (2018)

 

Retiro de Tchenrezig (2015)

 

Deixe uma resposta