Programa de Estudos e Práticas – Visão Geral

Slider

 

Se há poucas décadas era difícil ter acesso a informações sobre o Budismo, a realidade hoje é bastante diferente. Contudo, isso não significa que a situação atual seja mais fácil, pois tanta informação disponível, pode ser causa de confusão.

Com a melhor motivação e com o objetivo de minimizar esses obstáculos, o Lama Trinle e os Lamas do KPG têm trabalhado com muito carinho desde 2005 para disponibilizar o conteúdo essencial dos ensinamentos do Buda, tal como indicado pessoalmente pelo I Kalu Rimpoche.

Como resultado desse trabalho, reuniram-se todas as condições para a realização de um programa de estudos e práticas possibilitando que os conhecimentos e métodos contemplativos de transformação da mente, desenvolvidos e preservados nas tradições do Budismo Tibetano, sejam compreendidos, adaptados e integrados em nossas vidas de forma lúcida e benéfica.

– O programa está organizado em três níveis –

Nível Básico

Trata-se de um módulo curto de boas-vindas, de acolhimento e de nivelamento sobre tópicos básicos sobre o funcionamento da mente e sobre a tradição Budista. Também são apresentados métodos de meditação que podem ser facilmente compreendidos e experimentados empiricamente. Este módulo é cumprido em cerca de três encontros, é acessível a todas as pessoas e não requer que sejam budistas.

 

Primeiro Nível

O programa deste nível abrange os ensinamentos de Kalu Rimpoche; as Preliminares Comuns, tal como apresentadas por Gampopa e Patrul Rimpoche; Refúgio e Bodhicitta; introdução ao estudo do Tibetano; as práticas de Tara Verde, Tchenrezig (o Buda da Compaixão) e Sangye Menla (o Buda da Medicina). A duração do primeiro nível é estimada em cerca de um ano, com um ou dois encontros mensais. Ao final deste programa, os participantes terão construído uma base bastante sólida sobre o Budismo, que lhes permitirá tirar o melhor proveito dos ensinamentos regulares aos domingos e também das práticas do KPG.

 

Segundo Nível

O programa do Segundo Nível, cuja duração também é estimada em cerca de um ano, com dois encontros mensais, é dedicado à intensificação de práticas de meditação formal (Shine e Lhagtong) e de rituais mais elaborados, como as práticas de Oferendas (Tchöd, Rio Sang, Sur), Mahakala, os Mönlams, as Quatro Divindades Conjuntas, além do aperfeiçoamento da estudo do Tibetano.

Com base nessa estrutura, estamos certos que as pessoas que cumprirem com aplicação o os dois níveis do programa não somente terão uma base bastante sólida sobre o Budismo, como também estarão aptas até mesmo a entrar no Retiro de Três Anos ou de seguir um programa equivalente realizando retiros curtos.

Nossa aspiração é que esses recursos facilitem o caminho das pessoas interessadas em conhecer melhor o Budismo e em integra-lo em suas vidas de maneira tranquila, segura, proveitosa e feliz.

O primeiro grupo começa dia 01 de setembro!
Dias: 01/09, 6/10 e 3/11 (primeiro sábado de cada mês)
Horário: das 8h30 às 11h
Participação: R$50
Inscreva-se!