Bodhisatvacharyavatara 39 – Capítulo 5: A Vigilância

 

Nos ensinamentos de hoje, foi apresentada a história do Príncipe Herdeiro, da Concubina e do Conselheiro do Rei, extraída da obra Quinhentos Contos Budistas, publicada em 1910. Em seguida, os ensinamentos foram sobre o texto e os comentários relativos ao Bodhisatvacharyavatara – Capítulo 5: A Vigilância (estrofes 102 e 103)

[102] Que ele não abandone, mesmo que lhe custe a vida, o mestre espiritual que pratica a regra dos Bodhisattvas e que é excelente no significado do Mahayana.

[103] Que estude na Biografia do Glorioso Sambhava a conduta a seguir para com os mestres. Os preceitos aqui expostos e os outros ensinamentos do Buddha devem ser estudados no texto dos sutras.

[A Biografia do Glorioso Sambhava, ou Shrisambhava Vimoksha, é um capítulo do Gandavyuha Sutra. Nele está escrito: “Para honrar o mestre espiritual, a nossa mente deve ser como a terra que nunca se desencoraja de suportar todas as coisas, como um diamante indestrutível na sua intenção, como uma muralha onde o sofrimento não consegue abrir brechas, como um escravo que nunca se queixa por ter de fazer tudo, como um animal fiel que nunca se irrita, como uma barca que nunca se importa de ir e vir, como um filho exemplar que bebe com os olhos a face do seu pai espiritual. Oh nobre criança, considera-te como um doente, considera o amigo espiritual como um médico, os seus ensinamentos como um remédio e a prática sincera como o caminho para a cura.”]