Lodjong – Retiro 2020

Retiro de Meditação no Centro de Retiro

Cultivo da Bodhicitta, a Mente do Despertar:
a prática de LODJONG

de  21 a 25 de fevereiro de 2020, com Lama Pelmo

Na língua tibetana a sílaba  LO significa mente, mais especificamente a mente pensante indomável. JONG significa treinar, purificar ou refinar ou seja utilizar a meditação para transformar e pacificar a mente subjugando o auto apego e liberando-nos do sofrimento.

Com a ajuda do Lojong, reconhecemos que nosso egocentrismo é uma tendência habitual e se manifesta nos mínimos pensamentos e ações. Essa tendência influencia tudo o que fazemos, mesmo o chamado comportamento bem-intencionado. É uma prática muito pragmática e realista.

Os princípios nos fornecem um método para trabalhar com nossas mentes, usando tanto a prática formal de meditação quanto os eventos cotidianos como um meio de Despertar fazendo descobrir em nós mesmos um grande amor e compaixão.
Para os estudos e práticas durante esse retiro foi utilizado o consagrado texto Lodjong, de Tchekawa Yeshe Dordje, com comentários de Jangom Kontrul, além de  dois textos de comentários de grandes mestres que auxiliarão o participante a melhor compreender cada um dos 59 versos desse texto.