Mensagem à Sangha, de 30 de Janeiro de 2020

Queridos amigos,

Em março teremos nossa Assembleia Geral que entre outras coisas elegerá os membros da diretoria e do conselho para o próximo triênio. Para que o encontro seja proveitoso, gostaríamos de já antecipar aqui alguns assuntos.

Balanço do triênio e aprovação do relatório anual.

Faremos uma apresentação das principais ações realizadas no período, dentre as quais, a visita de Kyabje Kalu Rimpoche e a reativação bem-sucedida do Centro de Retiro Osel Choling, em Brazlândia.

Perspectivas para o próximo triênio

Trataremos também da ativação das gerências previstas no Regimento Interno do KPG (gerências da Sede em Sobradinho, do Centro de Retiros, da lojinha, de eventos, e de projetos especiais). Caso as condições sejam reunidas para o funcionamento pleno das gerências, estamos certos que o nosso Centro poderá cumprir cada vez melhor as finalidades previstas em seu estatuto.

Atualização das contribuições e convite para novos membros

O KPG é mantido exclusivamente com as contribuições que recebe. Há as contribuições regulares, feitas pelos membros, e as contribuições eventuais, decorrentes de doações esporádicas, da lojinha e de eventos.

Para que tenhamos uma gestão equilibrada, as despesas fixas do Centro (tais como salário e encargos do caseiro do centro de retiros, energia elétrica, condomínio, limpeza, jardinagem, contabilidade, manutenção da sede, supermercado etc.) idealmente devem ser cobertas pelas contribuições regulares, ficando as contribuições eventuais reservadas para despesas eventuais e pequenos projetos.

Com o passar dos anos, o valor das despesas fixas vem aumentando, enquanto o valor das contribuições regulares foi ficando defasado. Como resultado, está sendo necessário recorrer com frequência às receitas eventuais e à reserva de segurança do Centro para cobrir despesas fixas.

Além disso, temos agora a necessidade de fazermos a manutenção adequada do Centro de Retiros: é necessário cuidar de toda a estrutura, com limpeza periódica da área interna e externa, sistema elétrico, hidráulico, cercas, limpeza do terreno etc. (quem tem alguma experiência com sítios, chácaras ou mesmo com uma casa com quintal sabe bem do que se trata). Do contrário, todo o esforço feito para a recuperação do centro de retiro corre o risco de ser desperdiçado em pouco tempo.

Para que isso seja possível e para evitar que no futuro enfrentemos dificuldades financeiras, é necessário que as contribuições regulares do KPG consigam fazer frente às  despesas regulares. Pelos nossos cálculos, um incremento de R$3.000 mensais nas receitas regulares, permitirá que a gestão do Centro de Retiros e do KPG seja feita com organização, previsibilidade, eficiência e com bons frutos.

Pelo que foi exposto, pedimos sua contribuição. Se você já contribui mensalmente, desde já agradecemos, mas por favor, considere fazer um pequeno acréscimo no valor da sua participação mensal. Se você ainda não contribui mensalmente, pedimos sua colaboração por um dos meios disponíveis (clique aqui):





 

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos, mas desde já, nossos agradecemos mais sinceros a todas as pessoas que ao longo de anos já contribuem com as atividades do nosso Centro e também aos que a partir de agora também contribuirão.

Atenciosamente,

O Conselho de Administração