Mensagem de S. E. Tai Situ Rinpoche
Mensagem de Tai Situ Rinpoche por ocasião do Shangpa Monlam realizado nos Estados Unidos em agosto de 2019
“Hoje é um dia muito auspicioso. Nos Estados Unidos da América, Sua Eminência Kalu Rinpoche, em conjunto com Wangchen Rinpoche e todos os veneráveis Lamas mais antigos, Lamas mais jovens, todos os monges, Lamas, yogis, yoginis, todos os praticantes e os devotos do primeiro Kyabje Kalu Rinpoche e do Yangsi Kalu Rinpoche, se reuniram nos Estados Unidos da América onde realizaram e participaram do Monlam Shangpa Kagyu. Isto é muito auspicioso.
Monlam significa aspiração – a aspiração do bodhisattva de alcançar a Budeidade para o benefício de todos os seres sencientes. Enquanto isso, promover a harmonia e a alegria entre todos os seres vivos. Ao mesmo tempo, que este mundo possa estar livre de todas as desarmonias mais óbvias, dos sofrimentos, e de todos os tipos de desastres, tanto os naturais como os produzidos pelo homem. Para liberar todos os seres disto, deveríamos iniciar com nossa prece, nossa aspiração. Quanto à ação, todos têm limitações, mas nunca desconsideramos o que quer que possamos fazer para ajudar os demais seres sencientes e os demais seres humanos. E deveríamos ter os objetivos e as aspirações de tipo mais alto e grandioso. Para isto, já temos tais grandes preces de aspiração do Buda Shakyamuni, de todos os grandes Bodhisattvas do passado, e dos grandes mestres iluminados do passado. Nós os seguimos. Estas preces não são somente palavras maravilhosas. Elas carregam uma bênção viva e perfeita. É desta forma que realizamos o Monlam – o caminho que se inicia com a aspiração. E, é claro, a aspiração deveria ser seguida pela aplicação e pela prática.
Eu estou muito feliz e encantado que as atividades do Monlam para este ano tenham sido concluídas. E sinceramente acredito, e faço preces para que esta mesma atividade continue por muitos anos.
Nós fazemos coisas boas; mas fazê-las uma só vez não é suficiente. Temos que continuar, deveria haver consistência e continuidade. Assim, podemos então dizer a nós mesmos “minha vida como ser humano, desta vez, é significativa. Eu tenho a capacidade de, pelo menos, fazer preces e aspirações. E, além disso, ainda posso fazer algumas coisas”.
Desejo o melhor para todos vocês.
Que Buda os abençoe.
A Sua Eminência Rinpoche, e a toda a sangha, que Buda os abençoe. Que Buda os abençoe. Que Buda os abençoe.”