Niguma
A dakini de sabedoria conhecida como Nigupta, ilustre irmã de Naropa, foi uma yoguini auto-surgida, poderosa bodisatva de décima terra, que recebeu instruções diretas do Conquistador Vajradhara. Ela cantou os seguintes versos vajra da auto-liberação do mahamudra:
Natureza da mente,
Jóia que realiza todas as aspirações, diante de ti eu me prosterno.Com a aspiração de obter o perfeito despertar,
Para purificar os pensamentos ordinários,
Visualize claramente seu corpo como sendo a divindade.
Desenvolva uma nobre intenção de ajudar os outros
E uma devoção pura pelo seu mestre espiritual.Não se fixe no seu mestre espiritual ou na divindade.
Não traga nada à mente.
Seja real ou imaginária.
Permaneça sem fabricação, no estado não nascido.Sua própria mente, sem fabricações, é o corpo do despertar último.
Permanecer nesse estado, sem distrações, é o ponto essencial da meditação.
Realize o grandioso e vasto estado de expansão.Miríades de pensamentos de cólera e desejo,
Emergem nos oceanos da existência.
Pegue a afiada espada do estado inato
E corte-os pela sua ausência de existência intrínseca.
Quando se corta as raízes de uma árvore,
Seus galhos não crescerão.Num oceano radiante,
Bolhas emergem e voltam a se dissolver na água.
Igualmente, pensamentos não são nada além do que a própria natureza da realidade.
Não os considere como sendo faltas. Relaxe.Quando não se tem apego pelo que aparece, pelo que surge,
Isso se auto-libera em sua própria base.Aparências, sons e fenômenos são a própria mente.
Não há nenhum fenômeno além da mente.
A mente é livre de nascimento, cessação,
E formulação.Aqueles que conhecem a natureza da mente,
Desfrutam dos prazeres dos cinco sentidos,
Mas não se desviam da natureza da realidade.
Numa ilha de ouro,
Você procura em vão por pedras e terra.
Na equanimidade da grande expansão absoluta,
Não há aceitação nem rejeição,
Não há estado de meditação, nem pós-meditação.Quando se realiza esse estado,
Ele é espontaneamente presente,
Satisfazendo as esperanças dos seres,
Como uma jóia que satisfaz todas aspirações.Pessoas de diferentes níveis de capacidade: superior, médio e comum,
Devem aprender isso por etapas compatíveis à sua compreensão.
Melodia da Sabedoria:
Uma súplica à dakini de sabedoria Niguma
por Jamgon Kongtrul
Rainha vajra, mãe de todos os Budas,
Mulher de pele marrom-escura vestida com ornamentos de ossos, que voa pelo espaço,
Vós conferis a suprema realização aos seus discípulos afortunados:
Nobre Niguma, a vós eu oro.
Nascida na maravilhosa terra da Caxemira,
Na sublime cidade
Conhecida como Incomparável na Terra de Jambu,
Emanada pelas bençãos de Madhyantika; a vós eu oro.
No círculo da família
Do puro brâmane Shantivarma,
Narotapa e vós, dakini de sabedoria, foram irmão e irmã –
Vossos karmas amadureceram juntos, como o sol e a lua; a vós eu oro.
Vós sois a forma feminina da verdadeira vacuidade,
Sublime dentre todas as aparências, que dá a luz a todos os Budas vitoriosos.
Apesar de manifestar-se sob uma forma mundana,
Vós renunciastes a qualquer conexão com a existência fundada em desejo ou apego; a vós eu oro.
Durante inumeráveis vidas passadas, vós alcançastes as distantes terras,
Dos caminhos e estágios despertos.
Assim, nessa vida, vós conquistastes a inconcebível realização auto-manifesta da liberação perfeita.
Dakini inata, a vós eu oro.
Vós não tivestes que confiar em um treinamento exaustivo –
Quando os conselhos dos mestres realizados entraram em vossos ouvidos,
Vós compreendestes todos os ensinamentos
Grande felicidade da liberação natural, a vós eu oro.
O conhecimento de um assunto – o significado sutil e profundo dos tantras – conduziu a vossa liberação total
E ao florescimento de vossas duas formas de conhecimento.
Vós realizastes diretamente e sem obscurecimentos a verdade da natureza da realidade.
Ilustre mulher de realização, a vós eu oro.
Atastes vossa mente, olhos e energias circulatórias à expansão da vacuidade.
Permitindo que vistes no canal central as formas [vazias] criadas pela fonte da essência vital.
Reflexões ilusórias vajra, como uma fumaça, desenvolvidas conjuntamente.
Vós completastes o galho da familiarização; a vós eu oro.
Vós usastes a respiração para bloquear energias circulatórias negras fazendo-as descer ao ventre.
Vós reunistes a vitalidade e as energias descendentes igualmente nos seis centros energéticos,
Bloqueando os movimentos dos seis elementos, sol e lua.
Vós completastes o galho da realização próxima; a vós eu oro.
Vós transcendestes os três selos para alcançar o incomparável Mahamudra.
A luz inata de sua imutabilidade, felicidade coemergente,
Criou seu corpo ilusório com dez faces, repleto com todos os poderes.
Vós completastes o galho da realização, a vós eu oro.
Vós bloqueastes as vinte e uma mil e seiscentas energias circulatórias e alcançastes as diversas formas da felicidade imutável.
Na coroa de vossa cabeça, a mente do despertar tornou-se estável,
E atravessastes os estágios do despertar em um instante.
Vós completastes o galho da grande realização; a vós eu oro.
Engajando-se na conduta que é causa direta da iluminação,
Vós desfrutastes de muitos prazeres e fostes espiritualmente tutelada pelo Buda Vajradhara.
Sua prosperidade se iguala à dele – seu corpo de treinamento da união integral
Trabalha por um número de seres igual ao espaço; a vós eu oro.
Vistes diretamente todos os fenômenos sem obscurecimento
E abristes inconcebíveis milhões de portas para estados medidativos.
Vós dominastes o tesouro secreto de todos os vitoriosos.
Consorte de todos os Budas, a vós eu oro.
Corpo da grande felicidade, vacuidade e compaixão inseparáveis,
Manifestação dos Budas ditosos, soberana das realizações comuns e supremas.
Bodisatva poderosa da décima terra do despertar, gloriosa guia dos seres
Que porta os ornamentos de ossos, a vós eu oro.
Seres sencientes, nossas veneráveis mães, errando ao longo da roda da vida
Em intermináveis e profundos oceanos de sofrimento.
Por meio de vossa compaixão universal,
Oro para que os guiem à terra pura da florescente e imaculada felicidade.
Cuidando dos seres afortunados que entraram no caminho;
Pacificais toda adversidade, dificuldades e obstáculos;
Continuamente realçando nossa experiência e realização.
E abençoai-nos com a completude das cinco caminhos e dez estágios do despertar.
(A Guirlanda de Flores Udumvara, pp. 3a-4a)