Prática de Sangye Menla

 

A prática do Buda da Medicina (ou Sangye Menla, em Tibetano) não é somente um método muito poderoso para cura e para aumento dos poderes de cura para si mesmo e para os outros, mas também um método para superar as doenças internas do apego, ódio e ignorância. Assim, meditar sobre o Buda da Medicina pode ajudar a reduzir as doenças físicas e mentais e o sofrimento.

O mantra do Buda da Medicina é tido como muito poderoso para a cura de doenças físicas e purificação de karma negativo.

Podemos pensar que praticamos o Buda da Medicina fundamentalmente para beneficiar a nossos próprios corpos, enquanto a motivação da bodhicitta é o desejo de beneficiar a todos os seres. Mas, de fato, não há contradição, porque, a fim de sermos efetivos em ajudar outros seres, precisamos realizar um samadhi excelente ou absorção meditativa; e, para alcançar tal feito, bem assim o insight e a realização que ele traz, precisamos ter uma prática estável. Para termos uma prática estável e profunda, precisamos estar física e mentalmente saudáveis, confortáveis, porque, ao nos sentirmos confortáveis em nossos corpos e em nossa mente, estaremos livres de obstáculos à diligência na prática e ao cultivo da absorção meditativa. Portanto, praticamos o Buda da Medicina para obter estados de saúde e equilíbrio mental e físico, não apenas para nosso próprio benefício, mas para o dos outros também. (M.V. Thrangu Rinpoche)

Uma fonte preciosa de informações sobre a prática de Sangye Menla é a publicação Comentários sobre a Prática de Sangye Menla, de Thrangu Rinpoche. Você pode encontrar a versão física da publicação na lojinha do KPG, e a versão digital (e gratuita), neste link. O texto de prática em formato sadhana está disponível para download neste link.

A prática de Sangye Menla é feita regularmente no KPG no segundo domingo de cada mês, às 10h30 da manhã, e é aberta para todos. Além da prática em conjunto no nosso Centro, você pode também fazê-la individualmente em sua casa, seguindo o texto de prática utilizado no KPG. Como referência de como fazer a prática em Tibetano, disponibilizamos acima o registro em áudio da prática feita pelo Lama Sonam.

Bom Estudo! Boa Prática! Boa Meditação!