Kyabje Kalu Rimpoche no Brasil 2019
Disponibilizamos as fotos e os registros em video dos ensinamentos de Kyabje Kalu Rimpoche no Brasil em 2019.
Nossos agradecimentos a todos os participantes pela contribuição com o valor das inscrições, que viabilizaram o pagamento de todas as despesas e também a todos os que disponibilizaram seu tempo, competência e alegria para trabalhar na realização do evento.
Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.
Para assistir aos ensinamentos em video, clique nas imagens abaixo.
Brasília
Local: UNB – Centro de Excelência em Turismo – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte – Brasília/DF (mapa)
17/05 (sexta)
Ensinamentos sobre meditação segundo a linhagem do budismo tibetano Palden Shangpa – Introdução ao Mahamudra. Abertos aos iniciantes e praticantes do Dharma. (clique nas imagens para assistir)
Nas palavras do precedente Kalu Rinpoche: “Não é possível praticar o Mahamudra sem conhecer o que é a mente. Este conhecimento não era, normalmente, uma simples aquisição teórica recebida de um mestre, mas uma descoberta interior procedente de uma abordagem gradual. O discípulo deveria, antes de mais nada, praticar exercícios de calma mental (shine) e, em seguida, o mestre o introduzia no conhecimento da mente, fazendo com que seguisse diferentes modos de investigações, chamada tecnicamente de visão superior (hlatong), cujo término leva naturalmente ao Mahamudra.” As instruções de meditação que serão apresentadas pelo atual Kalu Rinpoche ao público brasileiro seguirão essa mesma abordagem. O propósito é apresentar, de uma forma didática, uma introdução ao caminho gradual da prática do Mahamudra.
18/05 (sábado)
Terceira e quarta partes dos ensinamentos sobre meditação segundo a linhagem do budismo tibetano Palden Shangpa – Introdução ao Mahamudra. Abertos aos iniciantes e praticantes do Dharma.
19/05 (domingo)
Quinta parte dos ensinamentos sobre meditação segundo a linhagem do budismo tibetano Palden Shangpa – Introdução ao Mahamudra. Abertos aos iniciantes e praticantes do Dharma.
25/05 (sábado)
Primeira e segunda partes dos ensinamentos sobre a prática de Mahakala segundo a linhagem do budismo tibetano Palden Shangpa.
Considerado o protetor da sabedoria do Dharma, Mahakala com seis braços (tchag-drugpa) é um aspecto irado emanado do coração de Tchenrezig que personifica a compaixão de todos os Budas. O propósito de sua atividade iluminada é o de dissipar todos os obstáculos no caminho do despertar. Podemos considerar que é a energia da compaixão desperta que dissipa os obstáculos no progresso da caminhada espiritual. A iniciação que será oferecida por Kalu RInpoche transmitirá a autorização para aprender e praticar os rituais e meditações associadas a este aspecto do despertar.
26/05 (domingo)
Terceira parte dos ensinamentos sobre a prática de Mahakala e início das instruções sobre a prática das Quatro Divindades.
Na prática contemplativa das Quatro Divindades, primeiramente medita-se no Lama Vajradhara, que concede as mais altas realizações ainda nesta vida. Dois fatores são necessários para se obter rapidamente os estágios do caminho: dissipação de obstáculos e um aprimoramento da experiência contemplativa. O método mais eficaz para se dissipar os obstáculos externos vem do Protetor (Mahakala); já para os obstáculos internos vem de Tara. O melhor método para o aprimoramento externo da bondade amorosa e da compaixão é a prática de Avalokiteshvara. Para o desenvolvimento interno de regozijo e calor praticamos Vajrayogini. Assim, em uma única sessão dessa prática, abrange-se todas as etapas do caminho. Realizar essa prática a cada amanhecer do dia, sem falhas, traz realizações ordinárias e extraordinárias! ”
Comentários e orientações após a visita do Rimpoche
Consideramos oportuno disponibilizar também a gravação feita no KPG no dia 2/6/2019, em que o Lama Wangdu dedicou o primeiro domingo após a visita de Kalu Rimpoche para tirar dúvidas, fazer comentários e anunciar algumas das orientações do Rimpoche sobre as atividades do Centro.