Taranatha – A Essência da Ambrosia 29 – Contemplações 45 e 46
Os ensinamentos de hoje abordaram as contemplações 45 e 46, do Capítulo 12
CAPÍTULO 12 – Treinar-se na Mente do Despertar da Aplicação
Contemplação 45 – Reflexão Geral sobre a Aplicação da Mente Despertar
Se eu quero alcançar o estado de Buda, devo treinar-me na conduta do bodhisattva. Se desejar alcançar o estado de Buda sem cultivar a conduta [do bodhisattva] é como desejar uma excelente colheita sem cultivar o solo. Embora seja mesmo verdade que existam muitos benefícios de se aspirar a iluminação, se eu não praticar a conduta [do bodhisattva], quaisquer boas qualidades que tenha não se desenvolverão completamente. Assim, eu devo treinar a conduta [do bodhisattva].
A essência da conduta do bodhisattva são as seis paramitas e as quatro maneiras de reunir [discípulos]. Não há nada mais a se praticar do que as paramitas e as quatro maneiras. Eu devo então tomar a prática das seis paramitas, explicá-las aos outros e encorajá-los a praticá-las também. Encorajar outros a praticar as seis paramitas é por si só uma das seis paramitas e uma das maneiras de reunir discípulos.
Eu praticarei, de forma séria e persistente, as dez paramitas. Não adiarei mais; mas, ao contrário, começarei neste momento. Treine repetidamente no pensamento que eu não vou mais adiar, mas vou praticar agora.
A partir de hoje, eu preciso não mais negligenciar minha resolução e minha prática, mas de aplicar-me nelas tanto quanto puder e for capaz.
Fazer assim é a prática da mente do despertar de aplicação. Cultive esta aspiração repetidamente.
Contemplação 46 – A Paramita da Generosidade
Para eu me engajar na conduta do bodhisattva, preciso começar treinando a paramita da generosidade. Há três tipos de Generosidade: a generosidade da doação de bens materiais, a generosidade da doação de destemor e a generosidade de doação do dharma.
1) Generosidade da doação de bens materiais
Eu doarei, generosamente, a todos os seres sencientes, até que eles sejam satisfeitos. Se agora você não for capaz de doar tanto assim, treine em pensar: “No futuro, quando eu for um monarca universal, eu doarei tudo que tiver no meu reino. Agora, doarei qualquer alimento, roupas etc. que eu seja capaz sem afetar adversamente a minha prática espiritual; excetuando o que me torne miserável ou fique faminto, doarei tudo. Não deixarei que esta seja uma mera contemplação, eu devo definitivamente colocar a generosidade em prática!
2) Dar proteção contra o medo
Eu protegerei todos os seres sencientes dos medos causados pelas doenças, armas, ladrões, venenos, predadores como os animais selvagens, serpentes venenosas, insetos peçonhentos, precipícios, estradas traiçoeiras, fogo, água, agressores etc. e até mesmo o medo dos reinos inferiores. Agora, farei tudo que for possível para proteger os outros dos medos das doenças, demônios, inimigos, os quatro elementos e assim por diante.
Somente visualizar isso não é o suficiente: eu treinarei nessa prática tanto quanto puder sem que prejudique minha disciplina moral e minha prática espiritual. No mínimo, eu confortarei os outros com palavras agradáveis. Treine isso tanto quanto puder.
Dar proteção contra o medo é sinônimo de beneficiar os seres sencientes que sofrem. Assim, se o momento não for o correto, ou se a tentativa de ajudar envolver ações negativas, significa que os danos sobrepujam os benefícios e a ação é potencialmente perigosa. Nesse caso, é apropriado permanecer equânime, mantendo o treinamento apenas mental.
3) Doação do Dharma
Treinar pensando: eu satisfarei todos os seres sencientes pela doação do dharma.
Pelo meu ensinamento do dharma vou fazer amadurecer os seres que não são maduros; vou liberar os que amadureceram; farei compreender aqueles que não entendem; vou estabelecer na realização aqueles que não são realizados; farei atingir [o despertar] aqueles que ainda não atingiram.
Se agora eu tenho a capacidade de explicar os ensinamentos, devo fazê-lo para beneficiar os outros sem ter em vista a reputação.
Se eu não for alguém capaz de fazer isso agora, devo treinar na aspiração para explicar os ensinamentos a humanos e não humanos. Enquanto cultivo essa intenção, devo recitar sutras e textos. Eu não meramente visualizarei isso: definitivamente colocarei isso em prática. Eu treinarei através da aplicação.
Dessa forma, os três tipos de generosidade têm o pensamento e a aplicação. Então existem seis formas de treinamento. Se você colocá-las todas juntas, isso é o treinamento da paramita da generosidade.
Queridos Amigos,
O Centro Budista KPG foi criado em 1987 e se desenvolveu exclusivamente graças a pessoas que ao longo desses anos contribuíram com suas competências e também com suporte financeiro, na medida de suas capacidades e possibilidades.
Para podermos continuar funcionando segundo este principio associativo e não lucrativo, coerente com o conceito da Sangha, é essencial que mais pessoas contribuam.
Não hesite em participar, tornando-se membro, oferecendo uma contribuição financeira modesta, ou seu trabalho voluntário. Dessa maneira você compartilha do mérito gerado através de todas as atividades do Centro.
Como é dito nos ensinamentos sobre a dedicação de méritos: Dedicando nossos atos positivos para o bem de todos os seres, nosso mérito se torna ilimitado, como uma gota de água misturada no oceano.
Caso queira fazer uma contribuição eventual ou se tornar membro, basta clicar neste link
Com nossos melhores votos,
A sangha KPG