Bodhisatvacharyavatara 20 – Aplicando a Bodhicitta: atenção e ética
Tendo assim firmemente abraçado a Bodhicitta, que o Bodhisattva, sem olhar para canseiras, se esforça para não transgredir a regra.
Nesta sessão, iniciamos o estudo sobre o Capítulo 4: Aplicar a Bodhicitta. (Incentivamos que o capítulo seja lido antes de ouvir os ensinamentos e também depois – clique aqui para acessar o texto)
Após as instruções sobre a adoção da mente do despertar (que foi o tema do capítulo 3), Shantideva ensina sobre a atenção. As 47 estrofes do capítulo trazem preciosos subsídios para meditação analítica sobre a importância da atenção como meio de se evitar que a prática não se degenere e como meio de se manter no propósito de tirar todas as oportunidades desta vida para o benefício de todos os seres.
Shantideva indica a Paramita da Ética como objeto central da atenção, pois ela é o recipiente dentro do qual as outras qualidades se desenvolvem. Diferentemente da maioria das apresentações, Shantideva aborda a Paramita da Generosidade somente no último capítulo, conforme veremos em sessões futuras.
Como pessoas muito atarefadas podem praticar?
Este quarto capítulo também enfatiza que a resolução de liberar todos os seres do sofrimento não deve ser tomada de forma leviana. Uma vez tomada essa resolução, todas as ações em todos os momentos devem ser dedicadas a esse propósito. Mesmo as pessoas muito ocupadas, com o dia muito cheio de obrigações e de responsabilidades, com a ajuda da atenção podem manter-se em constante prática, como ensinado no Sutra do Grande Rei (Rajavavadaka-sutra):
Grande Rei, suas tarefas são muitas; você tem muito a fazer. Em todas as circunstâncias e em todas as suas ações, você é impossibilitado de implementar o treinamento nas seis paramitas, desde a perfeição da generosidade até a perfeição da sabedoria. Portanto, grande Rei, nunca perca sua fé ardorosa, seu interesse e sua aspiração, que são todos direcionados para a perfeita iluminação. Esteja atento a eles em todos os momentos, esteja você andando, de pé, sentado ou dormindo. Quando você acorda, quando come e bebe, pense nisso; medite sobre isso. Regozije-se grandemente em todas as boas ações dos Budas, dos Bodhisattvas, dos Shravakas e Pratyekabuddhas e dos seres comuns. Regozije-se também no agregado de suas boas ações, passadas, presentes e futuras. E, tendo se alegrado, ofereça o mérito [de regozijo] ao Buda, Bodhisattvas, Shravakas e Pratyekabuddhas, e compartilhe-o com todos os seres. Para que os últimos atinjam a onisciência e tragam as qualidades do estado de Buda à perfeição em si mesmos, dedique este mérito três vezes por dia à iluminação perfeita e insuperável. Grande Rei, é assim que você deve reinar. Seu reino não conhecerá declínio e suas acumulações que levam à iluminação chegarão à perfeição.