Rede Solidária Anjos do Amanhã

carta de apresentação para o KPGQueridos amigos,

Em uma recente reunião do Conselho de Administração do KPG, esteve na pauta o tema da participação que o KPG como instituição poderia ter na amenização do sofrimento das pessoas mais diretamente atingidas pelos efeitos da pandemia.

Mesmo certos de que vários amigos da sangha – de forma espontânea, autônoma e muitas vezes anônima – já praticam a generosidade por vários meios, considerou-se necessário que o KPG também participasse de ações mais concretas nesse momento.

A etapa seguinte foi identificar, dentre as diversas iniciativas existentes na sociedade, aquela com quem iríamos trabalhar. Na pesquisa, tivemos a oportunidade de conhecer trabalhos exemplares e inspiradores que beneficiam os seres das mais variadas maneiras.  Em que pese o mérito de todas elas, tivemos a preocupação de selecionar uma que, do ponto de vista institucional, fosse também legítima e segura.

E é com muita alegria que anunciamos a parceria firmada entre o KPG e a Rede Solidária Anjos do Amanhã (RSAA). A RSAA  um programa de voluntariado institucional, criado em 2006 pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, portanto um setor vinculado ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

A Rede Solidária busca suprir eventuais falhas e omissões do estado, na assistência e na proteção das famílias atendidas pela Vara da Infância e Juventude e funciona da seguinte forma:

As demandas são encaminhadas por profissionais de instituições que compõem o Sistema de Proteção e Garantia dos Direitos das Crianças e adolescentes ou diretamente pelo Juiz, por meio de Determinação Judicial. A partir dessas demandas a RSAA divulga essas demandas em sua rede de entidades e indivíduos voluntários. Essas demandas consistem basicamente em doações e serviços.

Na modalidade doações, a Rede Solidária lança campanhas eventualmente, de acordo com a necessidade do momento, por exemplo: campanha de doação de cestas básicas, dispositivos eletrônicos, material escolar, Natal, dia das crianças etc.

Na modalidade serviços, os voluntários podem oferecer diretamente sua mão de obra, como psicólogos, odontólogos, clínicas médicas, laboratórios, arquitetos, advogados, profissionais técnicos como serralheiros e marceneiros.

A participação do KPG se dará de forma direta – ou seja, atenderá diretamente algumas demandas que possam ser custeadas com recursos próprios -, e também de forma indireta – ou seja, divulgando as demandas para a sangha, para que cada um, dentro de suas possibilidades, possa se engajar no atendimento de alguma demanda. Oportunamente traremos informações mais específicas sobre como vai funcionar na prática.

Estamos certos de que a Rede Solidária Anjos do Amanhã proporciona as mais diversas oportunidades de praticar a generosidade de forma concreta e segura e esperamos contar com a participação de todos.

Com nossos melhores votos,

A Sangha KPG