As Palavras do Buda em Verso – Dhammapada
Não fazer nada nocivo;
Praticar perfeitamente a virtude.
Disciplinar completamente a nossa mente;
Este é o ensinamento do Buda.
Udanavarga Cap. XXVIII, Verso 1 / Dhammapada Cap. V, Verso 183.
As palavras do Buda estão registradas nas coleções de sutras, que estão registradas nos três cânones: o Cânone Pali, o Cânone Chinês e o Cânone Tibetano. Muitas vezes, no finais dos sutras, o conteúdo é resumido na forma de versos e, desde os tempos antigos, alguns mestres fizeram compilações desses versos.
No Cânone Pali, essas compilações são conhecidas como Dhammapadha (Versos do Dharma). O Dhammapadha tem 423 versos, é datado do século 1 a.C. até 2 d.C. e, a partir da metade do séc. XIX, passou a receber numerosas traduções do texto raiz e também do comentário.
Ao redor do séc. IV, a versão em sânscrito do Dhammapada foi compilada por Dhammatrata, dando origem ao Udanavarga. O Udanavarga contém 960 versos, dos quais 300 estão contidos também no Dhammapada e muitos outros são variações de seus versos.
Nesta seção, esses textos foram utilizados como base para o estudo das seis paramitas em um ciclo de ensinamentos dados por Lama Trinle em maio de 2016, no KPG. Nos arquivos abaixo, temos as versões: 1) em Sânscrito/Tibetano/Inglês; 2) em Inglês; e 3) em Português.