Bodhisatvacharyavatara 21 – O único Buda que pode lhe ajudar

 

A atenção é o cuidado com a Mente do Despertar

No ensinamento de hoje, vimos os versos 8 a 14 do Capítulo 4: Aplicar a Bodhicitta. (Incentivamos que o capítulo seja lido antes de ouvir os ensinamentos e também depois – clique aqui para acessar o texto)

A manutenção da aspiração para o despertar para o benefício de todos os seres é algo muito sério. Quando falhamos, prejudicamos todos os seres que seriam beneficiados com a atividade iluminada advinda de nosso despertar.

A cada momento, temos a oportunidade de escolher entre fazer uma ação positiva ou negativa e é a atenção é o que nos permite perceber essas oportunidades tempestivamente.

[8] Mas num Bodhisattva esta falha é muito grave, pois, quando falha, está destruindo o bem de todos os seres.

[9] E quem faz barreira à atividade de um Bodhisattva, ainda que por um instante, renascerá sem fim nos lugares de tormento, pois no fundo está atacando o bem de todos os seres.

[10] Se quando comprometemos o bem de um único ser o nosso bem fica comprometido, quanto não ficará quando se trata de todos os seres que povoam a imensidão infinita do espaço?

[11] Assim derivando pelo oceano das existências, ora arrastado pelas vagas do errar, ora pela força da Bodhichitta, recuando e adiando o aportar às terras.

[12] Portanto, farei escrupulosamente o que prometi! Se hoje mesmo não fizer um esforço, irei de mal a pior.

[13] Vieram Buddhas sem conta, procurando por todo o lado onde houvesse seres a socorrer, mas por minha falta nunca estive no alcance do seu poder de curar.

[14] Se agora continuar como sempre fui, o meu fado será os lugares de tormento, a servidão, as mutilações e as lacerações.