Bodhisatvacharyavatara 51 – Capítulo 6: A Paciência
Os ensinamentos de hoje foram sobre o texto e os comentários relativos estrofes selecionadas do Capítulo 6: A Paciência, do livro Bodhisatvacharyavatara – de Shantideva.
- O que é o estado de abertura? – Recomendação de leitura: Vivendo os Filhos do Buda – As 37 Práticas dos Bodhisatvas.
- Autocompaixão – Comentários a partir dos ensinamentos de Sua Santidade o Karmapa
[81] Dizes que desejas aos seres o estado búdico, venerável nos três mundos, mas na presença de honrarias vãs ficas a arder de inveja! [Obs.: Os três mundos são o mundo do desejo (kamadhatu), o mundo da forma (rupadhatu) e o mundo da ausência de forma (arupadhatu).]
[82] És responsável por esta família, deves cuidar do seu sustento; mas se ela se basta às suas necessidades, em lugar de te regozijares, irritas-te!
[83] O que não há de desejar aos seres quem lhes deseja iluminação! De onde poderá vir a Bodhichitta a quem fica invejoso com a prosperidade dos outros?
[84] Se um outro não recebesse esta esmola, ela ficaria na casa do benfeitor; em todo o caso, não seria para ti. Que importa que lhe dêem ou não?
[85] Por que hás de te afastar dos méritos, da fé, e das qualidades espirituais? Por que não te revoltas com a falta de méritos que te impede de receber esta esmola?
[86] Não só não lamentas o mal que fizeste, como ainda tentas rivalizar com os que fazem o bem!