Dordje Chang Tungma 02 – Refúgio e Bodhicitta – Parte 2
No Buda, no Dharma e na Sublime Assembleia, tomo refúgio até o despertar…
… pelo mérito resultante da minha prática da Generosidade e das demais Paramitas, possa o estado de Buda se realizar para o benefício de todos os seres.
Em continuidade aos ensinamentos da semana anterior, vimos que o Refúgio não é em um objeto externo, mas na natureza da mente desperta. Contudo, a compreensão verdadeira dessa afirmação é obtida por meio dos estudos, da prática, do desenvolvimento da fé e consequentemente das bênçãos.
Quanto à Bodhicitta, é essencial que as palavras “para o benefício de todos os seres” sejam tomadas em seu sentido mais sincero, sendo, dessa forma, a motivação para orientar a conduta e a vida de um praticante budista.
A Bodhicitta relativa, trata da disposição mental gerada deliberadamente e é desenvolvida pela prática das Paramitas. O mérito e a sabedoria resultantes da prática das perfeições revela a Bodhicitta última, que não é descrita, mas compreendida no campo da experiência.
Para o próximo encontro, sugerimos ler e refletir sobre o texto de Kalu Rimpoche As Seis Paramitas, que foi mencionado por Lama Wangdu nos ensinamentos de hoje.
Bons estudos, boa prática, boa meditação!