Kyabje Kalu Rimpoche – Mahakala – Parte 3 e Quatro Divindades – Parte 1

Terceira parte dos ensinamentos sobre a prática de Mahakala e primeira parte dos ensinamentos sobre a prática das Quatro Divindades segundo a linhagem do budismo tibetano Palden Shangpa.

Considerado o protetor da sabedoria do Dharma, Mahakala com 6 braços (tchag-drugpa) é um aspecto irado emanado do coração de Tchenrezig que personifica a compaixão de todos os Budas. O propósito de sua atividade iluminada é o de dissipar todos os obstáculos no caminho do despertar. Podemos considerar que é a energia da compaixão desperta que dissipa os obstáculos no progresso da caminhada espiritual. A iniciação que será oferecida por Kalu RInpoche transmitirá a autorização para aprender e praticar os rituais e meditações associadas a este aspecto do despertar.

Na prática contemplativa das 4 Divindades, primeiramente medita-se no Lama Vajradhara, que concede as mais altas realizações ainda nesta vida. Dois fatores são necessários para se obter rapidamente os estágios do caminho: dissipação de obstáculos e um aprimoramento da experiência contemplativa. O método mais eficaz para se dissipar os obstáculos externos vem do Protetor (Mahakala); já para os obstáculos internos vem de Tara. O melhor método para o aprimoramento externo da bondade amorosa e da compaixão é a prática de Avalokiteshvara. Para o desenvolvimento interno de regozijo e calor praticamos Vajrayogini. Assim, em uma única sessão dessa prática, abrange-se todas as etapas do caminho. Realizar essa prática a cada amanhecer do dia, sem falhas, traz realizações ordinárias e extraordinárias! ”