Shine – A Prática da Calma Mental (Retiro 2015)
Em nossa época das cinco degradações, praticar inicialmente a tranqüilidade da mente é um ponto muito importante para aqueles que, como eu, aspiram a orientar sua mente para a meditação.
Venerável Dechung Rimpoche
Queridos(as) amigos(as),
No período de 03 a 05 de abril de 2015 tivemos a oportunidade de estudar e realizar, sob a orientação do Lama Wangdu, a prática de meditação SHINE. O termo tibetano SHINE é composto de duas sílabas, cada uma com um sentido: SHI significa paz, tranquilidade (das agitações mentais e do torpor) e NE significa ficar, permanecer (neste estado de tranquilidade).
Durante o retiro foi utilizado como referência o ensinamento o texto “A Tocha do Caminho da Liberação” do grande lama Sakya, V. Deshung Rinpoche e como material complementar os comentários do mestre das linhagens Karma e Shangpa Kagyu Bokar Rinpoche ao texto O Oceano do Sentido Definitivo de S.S. o 9o. Karmapa. Faremos uma contextualização da prática de meditação (SHINE) no âmbito dos ensinamentos do Sr. Buda, utilizando como referência o texto lamrim do mestre da linhagem Kagyu, Gampopa.
O material de estudo e as gravações dos ensinamentos (na íntegra) encontram-se disponíveis no site do KPG para dowload gratuito. Esperamos que essa seja uma oportunidade para melhor compreensão do funcionamento da mente e seja útil para aqueles que desejam progredir no Via do Despertar.