Taranatha – A Essência da Ambrosia 01 – Apresentação

 

 

Neste ciclo de ensinamentos conduzidos pelo Lama Wangdu, teremos a oportunidade de estudar o texto A Essência da Ambrosia, de Jetsun Taranatha, e praticar cada uma das meditações propostas no livro.

Jetsun Taranatha foi um grande mestre erudito tibetano que viveu entre os anos de 1575 e 1634. O livro que iremos estudar, pertence à categoria de literatura chamada estágios do caminho (lam rim, em tibetano) e consiste na apresentação de um guia para meditadores, organizado em ‘sessões de contemplação’.  A simplicidade e a objetividade do material é refletido no título A Essência da Ambrosia. Taranatha destilou a riqueza do Mahayana e a arranjou de forma a facilitar a prática.

Cada um das contemplações contidas no livro (em inglês) teve sua tradução para o português cuidadosamente revisada a partir do texto original em tibetano. O texto em português foi lido e comentado detalhadamente por Lama Trinle ao longo de várias semanas, nos encontros de domingo no KPG entre 2012 e 2014.

No ensinamento de hoje, tivemos a apresentação sobre a biografia de Taranatha e da relação entre as linhagens Shangpa e Jonangpa. Logo em seguida, tivemos uma visão geral da obra, cuja síntese é feita pelo próprio autor, no prólogo do livro:

O que é apresentado aqui é o caminho, muito meditado por todos os seres nobres dos três veículos através dos três tempos – budas, bodhisattvas, realizados solitários e ouvintes – por eles trilhado para alcançar o nível supremo de liberação e onisciência. Tais métodos espirituais são conhecidos coletivamente como “Os Estágios Sucessivos que Introduzem o Aspirante aos Ensinamentos de Buda.” Eles também referidos como “O Caminho Graduado para os Três Tipos de Pessoas,” “O Caminho Graduado para a Iluminação,” ou “Introdução ao Grande Veículo”.

Deixe uma resposta