Taranatha – A Essência da Ambrosia 11 – Contemplações 15 a 17

 

Os ensinamentos de hoje tiveram início com a apresentação do Shangpa Gurtso, que é a coleção da biografia e dos cantos de realização dos mestres da Linhagem Shangpa. Hoje foi apresentada a biografia e um canto de realização de Dordje Denpa e de Onton Kyergangpa.
Na sequência, tivemos ensinamentos e comentários sobre a contemplação 15, que encerrara o capítulo 3, e sobre as contemplações 16 e 17, que introduzem as meditações sobre carma, ações e resultados.

 

Contemplação 15

Somando-se os Pontos Acima

Tendo contemplado o sofrimento dos três reinos inferiores, pense como se segue:
Parece que a situação em todos estes reinos é intolerável. Eu devo encontrar uma fonte de refúgio que seja capaz de me proteger de um renascimento nestes lugares. Quem pode me proteger? Se nem Brahma, Indra ou um monarca universal podem me proteger, como alguém mais poderia? Apenas as Três Jóias têm esta habilidade. Quero pois ter os Budas como meus professores. Eu terei seus ensinamentos como minha prática e a comunidade espiritual como meus companheiros de caminho.

Como refúgio, apesar de eu ter tomado refúgio no Buda, são os ensinamentos que me protegem. Nem mesmo Buda pode me tirar do ciclo da existência, como se retira um cabelo da corrente de um rio. Para ser protegido eu devo receber os ensinamentos do dharma e depois colocá-los em prática.

Tendo meditado com fé no Buda, eu praticarei os ensinamentos exatamente da forma como ele explicou e imitarei as ações da nobre comunidade espiritual.

No início e no fim desta sessão é importante se engajar na atividade virtuosa de recitação da prece de refúgio. Isso completa o método perfeito de tomada de refúgio para a pessoa de menor capacidade.


CAPÍTULO 4

As Instruções sobre as Causas e Efeitos das Ações

Este capítulo começa com o conceito de ação em geral. As contemplações remanescentes dizem respeito a tipos específicos de ações

Contemplação 16

O Conceito de Carma em Geral

Felicidade vem somente através de ações positivas ou virtuosas, sofrimento vem de ações negaticas ou nocivas. Uma vez que ações virtuosas ou nocivas amadurecem inevitavelmente dessa forma, devo adotar algumas ações e abandonar outras.

Quer minhas ações sejam virtuosas ou negativas, no momento da acão causal, o que eu faço pode ser menor. Mas no momento do amadurecimento da ação, o resultado aumenta sua magnitude consideravelmente. O menor aumento é cem ou mil vezes. O maior aumento é imensurável. Assim, desistir das ações negativas e adotar ações positivas é muito importante.
Se eu não tomar medidas para reparar as ações negativas que cometi (as impressões cármicas) daquelas ações não diminuirão em nada até que a ação amadureça como um efeito. Se eu não tiver feito algo é impossível para o carma positivo ou negativo correspondente surgir no meu” continuum”. Portanto, é muito importante para mim ser cuidadoso sobre o que eu faço e o que devo evitar.


Contemplação 17

As Causas das Ações Negativas

As preliminares e conclusão para cada sessão de meditação são as mesmas de antes. Incluindo a recitação da Prece de Sete Ramos, seguida da prece de refúgio.

Todo o sofrimento dos três reinos inferiores e dos reinos superiores não surge sem uma causa ou sem condições que o favoreçam. Sua causa são as ações não virtuosas. Pense sobre isso como a base para a contemplação.

Embora existam muitas enumerações das ações não virtuosas, as principais ações que eu devo abandonar podem ser resumidas nas dez ações não virtuosas:

As três ações não virtuosas do corpo:
  1. Usar a vida para matar outro ser, carregar esta ação até a sua realização com a intenção de tirar uma vida. O ato estará completo se a intenção de matar não se reverter antes da vítima morrer.
  2. Tomar aquilo que não é dado, seja de forma dissimulada ou aberta, tomar algo que pertence a outra pessoa com a intenção de obtenção para si mesmo.
  3. Engajar-se na má conduta sexual por desejo: má conduta sexual com respeito ao outro significa ter relações sexuais com um parceiro/a inapropriado/a, por exemplo a esposa de alguém, um parente em sete gerações, com aqueles que ainda estão sob a guarda de seus pais, de seu empregador ou do governo, uma pessoa ordenada que mantem seu voto de celibato e assim por diante. Má conduta com relação ao tempo é ter relações sexuais com alguém que não quer, que está doente ou grávida. Má conduta com respeito ao local significa ter relações sexuais próximo de um altar, estupa, quarto do lama e outros lugares sagrados. Má conduta com relação ao método significa ter relações sexuais através de orifício outro que não a vagina, porque o desejo de alguém não é satisfeito. Existem quatro métodos inapropriados. Estas são as diretrizes para pessoas leigas. Para alguém que tomou o voto de celibato, todo tipo de relação sexual é má conduta sexual.
As quatro ações não virtuosas da fala:
  1. Contar mentiras significa alterar aquilo que se percebeu e intencionalmente dizer algo que não é verdadeiro. A pessoa a quem se fala mentira deve ser um ser humano e deve ter a capacidade de ouvir.
  2. Caluniar significa falar palavras que causem mais dano e rancor entre duas pessoas que estão em desarmonia. Uma ou mais pessoas devem ouvir as palavras.
  3. Dizer palavras ásperas significa falar palavras que podem machucar alguém, como falar das falhas de outra pessoa quando ela pode escutar.
  4. Engajar-se em conversas sem sentido incluindo qualquer conversa motivada por emoções negativas, que não estão incluídas nas três ações não virtuosas prévias da fala. Isso inclui insinuação, adulação e conversas sobre tópicos mundanos como guerra, prostituição e negócios. Também inclui canto frívolo, ou a ação e a expressão de visões distorcidas.
As três ações não virtuosas da mente:
  1. Ter uma mente avarenta significa estar afligido pelo desejo de possuir a riqueza, a esposa, a família, os amigos, a terra do outro e assim por diante.
  2. Ter uma mente nociva significa ser afligido pelo desejo de que a maldade possa vir para outra pessoa ou que ele ou ela possam experimentar o sofrimento.
  3. Ter uma visão errada significa não acreditar na verdade das ações e nos seus efeitos, desacreditando nas vidas passadas e futuras e nas Três Jóias e mantendo essa visão como suprema.
  4. Se eu olhar para essas dez ações do ponto de vista do aperfeiçoamento do caminho da ação, deveria tentar abandonar todos os pensamentos e ações que estivessem de qualquer forma relacionados a elas: por exemplo, intencional ou acidentalmente matar uma pessoa. Essas são as ações que eu deveria definitivamente abandonar desde o início.

Contemple dessa forma repetidamente.