Taranatha – A Essência da Ambrosia 12 – Contemplação 18

 

Os ensinamentos de hoje tiveram início com a apresentação do Shangpa Gurtso, que é a coleção da biografia e dos cantos de realização dos mestres da Linhagem Shangpa. Hoje foi apresentada a biografia e um canto de realização de Rigonpa.
Na sequência, tivemos ensinamentos e comentários sobre a contemplação 18, que compõe as meditações sobre carma, ações e resultados.

 


Contemplação 18

Os Efeitos das Ações Negativas

Cada uma dessas dez ações não virtuosas pode resultar em renascimento em qualquer um dos seis reinos, dependendo da força da motivação por trás da ação. Se a ação for muito poderosa ou repetida várias vezes, poderá amadurecer levando a um renascimento nos reinos dos infernos. Se a ação for de média intensidade, poderá amadurecer levando a um renascimento como fantasma faminto. Se a ação tiver uma motivação fraca ou for apenas parcial, poderá amadurecer levando a um renascimento como animal. O renascimento desses tipos de seres que experimentaram tais angústias é chamado de “resultado totalmente amadurecido” destas ações.

Matar leva a uma vida curta. Roubo leva à falta de posses e de satisfação. Má conduta sexual leva a se ter vários inimigos. Mentira leva à maledicência por parte de outros. Calúnia faz com que os amigos se voltem contra você. Dizer palavras ásperas levará as pessoas a dizer coisas desagradáveis. Fala sem sentido faz com que se seja ignorado pelos outros. Cobiça leva ao desapontamento. Ter uma mente nociva leva ao sofrimento e ao medo. Ter uma visão errônea amadurece como extrema estupidez e ignorância. Esses são chamados de “resultados de experiências que estão de acordo com a causa.”

“Resultado das ações que estão de acordo com a causa” são ações que as pessoas gostam porque foram feitas no passado.

“Resultados ambientais” são efeitos das ações refletidos no ambiente externo. O resultado de matar leva a cultivos e medicamentos fracos. O resultado de roubar é ter uma colheita ruim. O resultado da má conduta sexual é viver em um lugar onde existem tempestades. A mentira leva a se viver em lugares onde as montanhas são íngremes e a viagem é difícil. A calúnia resulta na vida em lugares onde a terra é alcalina. Palavras ásperas resultam em granizo e neve. Discurso sem sentido acarreta estações desequilibradas; por exemplo o inverno é muito frio, o verão muito quente, a primavera muito seca e o outono muito úmido. A mente que cobiça levará no futuro a uma colheita de grãos pequenos. A mente prejudicial levará a cultivos insípidos. Ter visões errôneas resulta em colheitas que não amadurecem adequadamente.

Além disso, “resultados de acordo com a causa” e “resultados ambientais” podem amadurecer na mesma vida na qual a ação causal foi cometida. E ainda o tempo de amadurecimento é incerto, assim um ser pode se engajar em ações não virtuosas nesta vida e renascer nos reinos mais elevados na próxima.

Pense repetidamente nisso.

Uma vez que essas dez ações não virtuosas resultam em sofrimento e em várias occorrências indesejáveis, eu não me engajarei nelas mesmo sob o risco da minha vida. Eu me esforçarei nos métodos de purificação das ações negativas que eu cometi previamente.

Contemple dessa forma repetidamente.

Deixe uma resposta