Taranatha – A Essência da Ambrosia 25 – Contemplações 40 e 41
Os ensinamentos de hoje abordaram as contemplações 40 e 41, que abrem o Capítulo 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração
CAPÍTULO 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração
Este capítulo tem três partes: treinamento na aspiração na mente do despertar de aspiração [Contemplação 40], treinamento em relembrar os benefícios [Contemplação 41] e os compromissos do treinamento [Contemplações 42 a 44]
Contemplação 40 – A Mente do Despertar de Aspiração
Inspirado pela meditação na bondade amorosa e no pensamento compassivo.
Eu devo estabelecer essas mães na felicidade.Devo estabelecê-las no conforto. Elas permanecem em um estado de infelicidade, desconforto e sofrimento. Não há meios de eu assistir indiferente sem aliviar-lhes o sofrimento! Não há como eu falhar em estabelecê-las na felicidade!
Mas eu não tenho esta habilidade. Não apenas isso, mesmo Brahma, Indra e os monarcas universais não a tem. Quem tem? Apenas o buda perfeito tem. Somente se eu alcançar a budeidade esse poder estará em minhas mãos. Assim, tenho que alcançar a budeidade. Se eu alcançá-la poderei guiar os seres sencientes para além da existência cíclica. Para beneficiar todos os seres sencientes eu devo alcançar a budeidade.
Tente pensar desta forma repetidamente.
(Quando o estudante está treinando, [no contexto da Contemplação n°34, a Contemplação Preparatória], ele ou ela se familiarizam com as qualidades de Buda e as diferenças entre o grande e o pequeno veículos. Através dessa consciência, ele ou ela vem a compreender a iluminação perfeita como sendo o objetivo de maior valor. Entretanto, gerar a mente do despertar baseado no conhecimento de suas qualidades não é suficiente. Assim, [a Contemplação n° 40] foca no valor da iluminação perfeita baseada no seu benefício aos outros e, dessa forma, as qualidades da mente desperta são completas. Embora de fato [a 34a Contemplação] seja sobre beneficiar os outros, até que se tenha a maestria do amor e da compaixão através das contemplações subseqüentes, o benefício para os outros não pode realmente ser o foco principal.)
Contemplação 41 – Estudar os Benefícios da Mente do Despertar
A Mente do Despertar tem capacidade para realizar todas as minhas aspirações. Um sutra diz:
“Porque ela tem a capacidade de desenvolver todas as qualidades do Buda, ela é como uma semente.”
Ela tem a capacidade de realizar os objetivos dos outros também:
“Porque ela tem a capacidade de realizar os objetivos dos outros, ela é como um campo.”Tem a capacidade de esgotar todos os comportamentos defeituosos:
“Porque ela tem a capacidade de esgotar todos os comportamentos defeituosos, ela é como o um solo profundo.”Também faz obter as qualidades:
“Porque ela reúne todas as qualidades ela é como um oceano.”Assim, ela tem quatro benefícios.
Uma vez que eu tenha desenvolvido a mente do despertar, ela planta a semente da liberação e desperta todas as tendências positivas.
Essa atitude excelente realmente beneficia os seres e me dá a habilidade de ajudar os outros.
Apenas com um pouco dessa meditação, muitas negatividades são purificadas e as paixões como apego, raiva, orgulho e inveja etc. são subjugadas.
Uma vez que a mente se torna suave, todas as qualidades se desenvolvem e, tendo me determinado a atingir o estado de Buda, todas as qualidades de que precisarei, virão por si mesmas.
Depois disso e até o fim do caminho, a realização de meu próprio bem, as atividades para benefício dos outros , a purificação dos erros e o desenvolvimento de qualidades são todas geradas pela mente do despertar.
Resumindo, qualquer qualidade que se tenha num estado de onisciência, a mente do despertar também tem. Qualquer valor que um buda tenha, a mente do despertar também tem.
Entre as sessões, desenvolva a mente do despertar, treinando constantemente a visualização da tomada para si da (negatividade) acumulada. E, se você não puder desenvolver a mente do despertar como antes, recite regularmente, “que eu possa eu atingir o estado de buda para o bem dos seres”. A partir disso , a mente do despertar se desenvolve. Também recite muitas vezes a prece dos sete ramos.
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