Taranatha – A Essência da Ambrosia 26 – Contemplações 42 e 43
Os ensinamentos de hoje abordaram as contemplações 42 e 43, que abrem o Capítulo 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração
CAPÍTULO 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração
Este capítulo tem três partes: treinamento na aspiração na mente do despertar de aspiração [Contemplação 40], treinamento em relembrar os benefícios [Contemplação 41] e os compromissos do treinamento [Contemplações 42 a 44]
Contemplação 42 – Os Compromissos do Treinamento
O primeiro compromisso que eu tenho que alcançar é nunca abandonar os seres sencientes com a minha mente. Existem duas formas de mentalmente abandonar os seres sencientes: abandoná-los todos de uma forma geral e abandoná-los individualmente. Primeiro: abandonar todos ocorre se (eu produzir) uma mente contrária ao meu engajamento no
Dharma. Pensar que “já que não vem benefício para mim nem para o outro, eu adoto um comportamento mundano ordinário.”
Isso também inclui abandonar mentalmente o Mahayana, pensando coisas como: ”Desde que eu nunca serei capaz de beneficiar os seres sencientes, deveria cultivar a motivação de um ouvinte ou um realizador solitário”.
Abandonar os seres sencientes individualmente ocorre quando alguém me contradiz ou fica contra mim, e eu penso, “Mesmo que eu tenha a oportunidade de ajudá-lo, seja de forma temporária ou última/absoluta, não o farei.” Essa é uma atitude desprovida de bondade amorosa.
Se eu abandono mentalmente os seres sencientes como um todo ou individualmente, se mantenho a atitude de abandono por uma sessão (por cerca de 4 horas) sem aplicar o remédio, terei desistido da prática de gerar a mente do despertar. Que eu nunca cultive a mente que abandona os seres sencientes! E se ela surgir sem que eu queira, que eu seja capaz de aplicar o remédio imediatamente, reconhecendo isso assim que acontecer. Que eu no futuro possa beneficiar a todos os que eu não sou capaz de beneficiar neste momento.
Contemplação 43 – Esforçando-se para Acumular Mérito
Na medida em que minhas qualidades gradualmente se desenvolvem, aplicar-se às duas acumulações é importante. Assim, deste dia em diante, treinarei nas duas acumulações. Na acumulação de méritos, fazendo oferendas às Três Raras e Sublimes, cuja grande benevolência é descrita nos sutras e comentários, servindo à comunidade espiritual, oferecendo tormas aos elementais, prostrando-me, doando, dando voltas nas estupas, recitando mantras, cultivando a fé, meditando sobre o amor e a compaixão, meditando sobre a paciência e assim por diante.
Eu devo treinar-me na acumulação de sabedoria escutando o dharma, retendo as palavras e pensando sobre o seu significado, livrando-me das contradições. Dessa forma, minha inteligência cortará as dúvidas. O que se chama o selo da não concepção das 3 esferas: através do estudo, se alcança a compreensão de que todo o samsara e o nirvana são desprovidos de realidade; através da reflexão se alcança a certeza, e através da meditação a realização será verdadeira. Essa é a única coisa que preciso compreender e experimentar.
Por intermédio da visão de que a oferenda e assim por diante são irreais e treinando-se a partir dessa visão, o mérito se torna consciência primordial, e consciência primordial se torna mérito. Isso é praticar a união das duas acumulações.
Contemple dessa forma repetidamente. Entre as sessões, sempre implemente esses pontos na prática, tanto quanto for possível.
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