Taranatha – A Essência da Ambrosia 28 – Contemplação 44

 

Os ensinamentos de hoje abordaram a contemplação 44, do Capítulo 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração

 


 

CAPÍTULO 11 – Meditação na Mente do Despertar de Aspiração

Este capítulo tem três partes: treinamento na aspiração na mente do despertar de aspiração [Contemplação 40], treinamento em relembrar os benefícios [Contemplação 41] e os compromissos do treinamento [Contemplações 42 a 44]

Contemplação 44 – O terceiro treinamento: A Aprendizagem dos Quatro Pares ou os Oito Pontos

As quatro ações negras em geral são defeitos sérios. Especificamente elas são causas que fazem esquecer da bodichita quando se deixa esta vida.
Em geral, as quatro ações brancas são de grande benefício. Especificamente, elas são causas quem fazem lembrar da bodichita em todas as vidas.

Assim, eu devo abandonar as quatro ações negras e treinar-me nas quatro ações brancas.

1. O primeiro par: É uma ação negra enganar o Lama, aqueles que são beneficiários da generosidade ou qualquer um que seja digno de oferendas. Enganá-los significa iludi-los com mentiras.

O remédio para isso é – consciente e deliberadamente – abandonar completamente de dizer qualquer mentira. Uma vez que nós não devemos intencionalmente dizer a menor mentira para uma pessoa ordinária, como podemos enganar alguém digno de oferendas?

2. O segundo par: É uma ação negra induzir remorso injustificado em alguém. No entanto, eu devo inspirar remorso por ações negativas que devem ser lamentadas. Eu não devo tentar fazer alguém se sentir mal por ter feito algo virtuoso. Não importa se ele realmente se sente mal ou não, continua sendo uma ação negra. Alguns exemplos de maneiras de fazer as pessoas se arrependerem de suas ações negativas, incluem dizer a alguém: “Se você doar tanto, o que é que você vai comer?” ou “Se você tomar ordenação, o seu status social será inferior ao das mulheres.” ou “Se você não se vingar do seu inimigo, a sua reputação vai ser prejudicada.”

O remédio para isso é treinar-me em atos brancos que fazem amadurecer os seres sencientes na virtude dos três veículos. Eu vou encaminhar os seres sencientes em virtudes associadas aos três veículos, de acordo com suas disposições. Particularmente, tanto quanto possível, vou estabelecê-los no grande veículo. Vou encorajar os outros a praticar ações virtuosas o máximo possível e a fazer preces de aspiração ao Despertar. Como é meu dever estimular mesmo os não virtuosos a praticarem a virtude, como eu poderia induzir remorsos em alguém por praticá-la?

3. O terceiro par: É uma ação negra fazer críticas infundadas [ou calúnias] a alguém que tomou os preceitos da bodichita. Criticar é falar de faltas, quer sejam óbvias ou escondidas, independente de a pessoa criticada ter ou não engendrado a bodichita. Além disso, independe de a pessoa criticada ter se ofendido ou não. Basta que a pessoa tenha pronunciado as palavras: “eu tomo o voto da bodichita”, é inapropriado caluniá-la.

O remédio para isso é pensar que todos os seres sencientes possuem a consciência do Guia. Todos os seres têm a essência do Buda e realizam as purificações e acumulações como os Budas. É dito: “seres sencientes e os vencedores são semelhantes na budeidade e na prática do Dharma.” Assim, pensando nos seres sencientes como Budas, eu vou continuamente elogiá-los e louvá-los. Se eu não devo criticar nem mesmo as pessoas comuns, mas elogiá-las, como eu poderia criticar alguém que tenha gerado a bodichita?

4. O quarto par: É uma ação negra enganar os seres. Dizer mentiras ou fazer coisas por trás da pessoa para seu próprio bem. Isso conta até mesmo em relação aos pequenos enganos. O remédio para isso é ter boa vontade, felicidade e pensamentos elevados em relação a todos os seres sencientes. Essa é a ação branca. A benevolência entusiasta é desejar que todos os seres sejam estabelecidos na felicidade, nesta vida e nas seguintes.

A atitude elevada é tomar para si a carga e as dificuldades dos outros. Precisamos treinar a não ter nenhuma falsidade e ter uma atitude correta e uma palavra verdadeira. Falar com sinceridade, como os pais falam com uma criança.

Como eu devo ter com uma atitude elevada e desejar uma benevolência entusiasta em relação a todos os seres, como eu poderia, de qualquer maneira, enganá-los?

Assim, o ponto essencial é que eu tenho que me aplicar intensivamente na prática.

Considere que, a partir de agora, as quatro ações negras não devem ser praticadas e que eu devo me aplicar nas quatro ações brancas tanto quanto puder.

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Há quatro métodos de meditação alternativos aos quatro pares. Esses métodos ajudam as pessoas de menor capacidade a convicção.

1) Lembrar-se dos benefícios da mente do despertar; 2) treinar-se em gerar a mente do despertar nos seis períodos do dia e da noite; 3) não abandonar os seres; 4) treinar nas duas acumulações. Esses, mais os quatro pares, completam oito [contemplações], os quais você pode treinar como achar apropriado.

Uma vez que tenha recebido as instruções sobre a compaixão, é possível gerar a mente do despertar e, depois disso, receber as instruções sobre a mente do despertar de aspiração. Essa é a forma mais apropriada.

Se gerar a mente do despertar agora [contemplação 44] e, no momento do ritual, tiver uma intensa convicção, isso também é excelente.Também é possível receber completamente as instruções sem ter tomado o voto antes. Ou gerá-la a qualquer momento, quando achar mais conveniente.


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