Taranatha – A Essência da Ambrosia 30 – Contemplação 47

 

 

 

 

 


 

CAPÍTULO 12 – Treinar-se na Mente do Despertar da Aplicação

Contemplação 47 – A Paramita da Ética

Aplicar o conceito de método contemplativo e engajado de treinamento para todas as paramitas que se seguem.

A seguir, eu devo treinar a paramita da ética. Existem três tipos de ética: a ética que cerceia a conduta incorreta, a ética que reúne as qualidades virtuosas e a ética que beneficia todos os seres.

1) A ética que cerceia a conduta incorreta

Em geral ,eu devo evitar todas as ações que são obviamente erradas, como as dez ações não-virtuosas. Em particular, não devo transgredir quaisquer preceitos assumidos, como os votos dos leigos, dos noviços, os votos monásticos, o voto do treinamento do bodhisattva ou os compromissos do mantra secreto. Resumindo, eu evitarei tudo que não está de acordo com os sutras e os comentários. Devo treinar isso imediatamente!

2) A ética que reúne as qualidades virtuosas

Sem me limitar a apenas um tipo de ação virtuosa, treinarei constantemente em tudo que está incluído nas seis perfeições. De agora em diante, praticarei isso o tanto quanto for possível.

3)A ética que beneficia a todos os seres

Medite: eu vou realizar o bem dos seres dando a eles os diferentes tipos de felicidade e virtude. De agora em diante, vou estabelecer os seres na felicidade e no bem o quanto eu for capaz e seja possível.

Cercear a conduta incorreta não é algo que possa ser adiado. Assim que eu aprender que uma conduta é incorreta, devo interrompê-la e evitá-la. De dois futuros possíveis, apenas um ocorrerá. Portanto, devo me aplicar o tanto quanto eu puder. Se eu não praticar agora, estarei implicitamente consentindo que me torne apenas um objeto das preces de outras pessoas. Se um bodhisattva não age para o benefício dos outros, isso é a maior de todas as faltas! Por isso preciso cultivar a ética de alcançar o benefício dos outros. Devo amadurecer a minha própria mente para então ajudar os outros, e preciso praticar ações virtuosas. Não basta me livrar das minhas falhas, mas, como base inicial, isso é importante para a ética que cerceia a conduta incorreta. Sem essa base, as outras duas não produzirão o resultado adequado.


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