Taranatha – A Essência da Ambrosia 31 – Contemplação 48

 

 

 

 


 

CAPÍTULO 12 – Treinar-se na Mente do Despertar da Aplicação

Contemplação 48 – A Paramita da Paciência

Existem três tipos de paciência: a paciência de suportar as adversidades, a paciência de aceitar o sofrimento e a paciência de ser capaz de suportar a realidade do Dharma.

1) A paciência de suportar as adversidades

Quando alguém me causa danos, me agredindo ou roubando minha riqueza, reajo com impaciência e raiva. Mas como eu posso ficar impaciente com esses danos que são a causa para que eu alcance a budeidade? Mesmo que os seres sencientes nos três reinos se tornem meus inimigos e me causem danos de todas as formas, eu me manterei firmemente paciente. Se não puder ser paciente, mesmo com tantos danos, minha esperança de alcançar a budeidade e de me tornar um praticante será apenas uma ilusão.

2) A paciência de perseverar, apesar do sofrimento

Quando estou praticando, algumas vezes me deparo com o sofrimento do calor, do frio, da fome, da sede e assim por diante. Há momentos em que será necessário viajar em estradas traiçoeiras, ou que será difícil estabelecer condições favoráveis para a prática ou que talvez eu fique meio deprimido, cansado e desanimado. Isso são dificuldades menores! Como posso não ser paciente? Por riqueza ou por uma mulher eu, sem hesitação, suportaria sofrimento cem ou mil vezes maior que esse. Para alcançar a budeidade devo me inspirar nos exemplos dos bodhisattvas prévios. Se sou impaciente com essas dificuldades que persistem para o benefício da prática, é uma mentira eu me considerar um grande praticante do Mahayana.

Pensando assim, aplique o remédio da paciência, firme e imediatamente.

3) A paciência de ser capaz de suportar a realidade do Dharma

Estar certo sobre a verdade significa não se intimidar por métodos profundos, pelos vários meios hábeis, a vasta atividade, as inúmeras qualidades, a ausência de elaboração e o modo de ser (da mente), que são ditos inconcebíveis etc. É dito também que a mente pode ficar na vacuidade por um longo período. Se todos os danos e sofrimentos que acontecem agora e aqui são como uma ilusão ou como um sonho sem realidade, vazio mas aparente, por qual razão ser impaciente? Medite assim.


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