Udanavarga – As Palavras do Buda em Verso 05
A existência condicionada é insatisfatória
A primeira das Quatro Nobres Verdades é comumente apresentada como A Verdade do Sofrimento (dukha). Contudo, a tradução de dukha apenas como sofrimento pode limitar uma compreensão mais ampla sobre a primeira Nobre Verdade. A partir da estrutura apresentada por Gampopa em O Ornamento da Preciosa Liberação, os três tipos de sofrimento e os seis domínios de existência foram trazidos para expandir o conceito de dukha para: A existência condicionada é insatisfatória.
Ao final da sessão, vimos mais algumas estrofes do Capítulo 4 do Udanavarga, que nos mostra que O Cuidado é um meio de evitar os obstáculos da existência condicionada.
O cuidado é o domínio da imortalidade; o descuido é o domínio da morte.
Se há cuidado a morte não acontece; se há descuido a morte acontece sempre. (1)Compreendendo esta diferença, os inteligentes são cuidadosos.
Ter cuidado é grande alegria; a alegria é o domínio dos nobres. (2)Os diligentes que se treinam assim, de maneira contínua e que são sempre aplicados,
Alcançam o além do sofrimento, que é felicidade insuperável. (3)Quando o diligente vence o descuido pelo cuidado,
Alcança a morada da consciência superior, o além do sofrimento.
E, com afeição, contempla os infantis na terra, como do topo da montanha. (4)Com diligência, cuidado, votos puros e disciplina
O inteligente torna-se uma ilha que desvia o grande rio. (5)