Dhammapada – 01

As palavras do Buda estão registradas nas coleções de sutras, que estão registradas nos três cânones: o Cânone Pali, o Cânone Chinês e o Cânone Tibetano. Muitas vezes, no finais dos sutras, o conteúdo é resumido na forma de versos e, desde os tempos antigos, alguns mestres fizeram compilações desses versos.

No Cânone Pali, essas compilações são conhecidas como Dhammapadha (Versos do Dharma). O Dhammapadha tem 423 versos, é datado do século 1 a.C. até 2 d.C. e, a partir da metade do séc. XIX, passou a receber numerosas traduções do texto raiz e também do comentário.

Ao redor do séc. IV, a versão em sânscrito do Dhammapada foi compilada por Dhammatrata, dando origem ao Udanavarga. O Udanavarga contém 960 versos, dos quais 300 estão contidos também no Dhammapada e muitos outros são variações de seus versos.

Nesta seção, esses textos foram utilizados como base para o estudo das seis paramitas em um ciclo de ensinamentos dados por Lama Trinle em maio de 2016, no KPG disponíveis nas gravações ao final da página. Nos arquivos abaixo, temos as versões: 1) em Sânscrito/Tibetano/Inglês; 2) em Inglês;  e 3) em Português.

Também foi incluído no site a versão preparada por Lama Pelmo a partir do texto disponível no Acesso ao Insight (clique aqui ou na imagem abaixo para obter o arquivo)

Postagens anteriores:


Queridos Amigos,

O Centro Budista KPG foi criado em 1987 e se desenvolveu exclusivamente graças a pessoas que ao longo desses anos contribuíram com suas competências e também com suporte financeiro, na medida de suas capacidades e possibilidades.

Para podermos continuar funcionando segundo este principio associativo e não lucrativo, coerente com o conceito da Sangha, é essencial que mais pessoas contribuam.

Não hesite em participar, tornando-se membro, oferecendo uma contribuição financeira modesta, ou seu trabalho voluntário. Dessa maneira você compartilha do mérito gerado através de todas as atividades do Centro.

Como é dito nos ensinamentos sobre a dedicação de méritos: Dedicando nossos atos positivos para o bem de todos os seres, nosso mérito se torna ilimitado, como uma gota de água misturada no oceano.

Caso queira fazer uma contribuição eventual ou se tornar membro, basta clicar neste link

Contribua com o KPG

Com nossos melhores votos, 

A sangha KPG