Retiro de Tchenrezig 03

Quando a compaixão fica contida no interior e não se expressa, ela é convertida em sofrimento. (Sua Santidade, o XVII Karmapa)

A sessão teve início com uma breve apresentação sobre Tanton Gyelpo, que foi o mestre que registrou a prática de Tchenrezig, tal como temos hoje.

Em seguida, o tema foi centrado nas divindades tibetanas. Por que há tantas divindades? Qual a diferença entre elas? O que, afinal, elas são? Foram dadas instruções sobre suas características e como incorporá-las à nossa prática.

Na sequência, vimos que a prática de Tchenrezig é também uma poderosa prática de purificação. Para compreendermos o melhor sentido do tema, a purificação foi analisada sob os seguintes aspectos: a base, o objeto, o agente e o resultado.

Na mesma sessão, o tema da Compaixão foi tratado a partir dos ensinamentos de Sua Santidade o XVII Karmapa e Dzogchen Ponlop. A compaixão para dentro (para si) e para fora (para os outros); as Preliminares Comuns; a gratidão por todos os seres; o desenvolvimento da compaixão por objetos inanimados; o cultivo da paciência e da perseverança como instrumentos para o desenvolvimento da compaixão. Para aprofundar a compreensão sobre a compaixão, esses mesmos mestres recomendam o estudo do Bodhisatvacharyavatara (O Caminho do Bodhisatva, de Shantideva)  e também As 37 Práticas dos Bodhisatvas, de Thokme Zangpo.